Notícias

Gripe: servidores do grupo prioritário podem fazer agendamento online

Publicada em 23/04/2018, às 16h16 | Atualizada em 23/04/2018, às 17h17

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia D gripe
Servidores que estão no público-alvo podem agendar a vacina contra a gripe

Atenção, servidor. Está aberto o agendamento online para a vacinação contra a gripe. No entanto, as doses nas unidades de saúde estão destinadas apenas para o grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde e professores que atuam em sala de aula de escolas regulares.

A vacina encontra-se disponível em 28 unidades de saúde (US): Andorinhas, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

O agendamento deverá ser feito, preferencialmente, por meio do sistema online, mas poderá ser de forma presencial nas unidades. Para o agendamento online, basta acessar o endereço http://agendamento.vitoria.es.gov.br/, clicar em "Escolha o serviço", selecionar a categoria "Saúde" e, em "Selecione o Serviço", clique sobre o seu respectivo grupo de vacinação (manhã ou tarde).

Prevenção

Além de tomar a vacina atualizada, outras formas de se proteger contra a gripe são:

Lave frequentemente as mãos;
Procure ter uma alimentação balanceada e tome bastante água, pois isso reforça as defesas do organismo;
Evite ambientes fechados e sem ventilação, assim como usar roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo;
Use regulamente o álcool em gel para higienizar as mãos pois ele funciona como antimicrobiano;
Use lenço descartável;
Cubra a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
Deixar as janelas abertas para a circulação do ar;
Evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas;
Mantenha a casa e os ambientes (inclusive o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças.


Voltar ao topo da página