Notícias

Gravidez na Adolescência: Vitória promove I Seminário sobre o tema

Publicada em 05/02/2025, às 18h45 | Atualizada em 05/02/2025, às 18h48

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Seminário Saúde de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência. (ampliar)
Marcos Salles
Seminário Saúde de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência. (ampliar)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestaçãona adolescência é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, o feto e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes. Por isso, Vitória realizou o I Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Vitória, nesta quarta-feira (5).

 A Escola Técnica do SUS (ETSUS), local escolhido para o seminário, recebeu mais de 170 profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. O evento teve por objetivo objetivo compartilhar experiências exitosas que contribuíram para a significativa redução de casos de gravidez na adolescência na capital. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o número de adolescentes grávidas em Vitória caiu de 562, em 2015, para 220, em 2024, representando uma redução expressiva de 60,82%.

Oprefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve no local e destacou a importância do trabalho de orientação dos profissionais que lidam com adolescentes e suas famílias nesse resultado. "Gravidez na adolescência não é um assunto importante apenas para as meninas, mas também para a formação de uma sociedade mais igual. A qualificação profissional é importantíssima, temos que ter o conhecimento técnico pra agirmos com base em evidencias, mas também é preciso ir a campo, fazer todo esse conhecimento chegar a quem mais precisa. Vitória tem dado exemplo porque vocês profissionais se preparam, se qualificam e tem compromisso na mudança da sociedade e com aqueles que mais precisam", afirmou.

Para a  vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória (Sedec), Cris Samorini, a redução da gravidez na adolescência em Vitória é um ótimo indicador de mudanças geracionais e da sociedade atual. "É um longo processo. Estamos evoluindo. O município está fazendo um grande esforço e o que está sendo estabelecido em Vitória vai ajudar muito nos próximos anos", disse.

Magda Lamborghini, secretária de Saúde da capital, ressaltou a importância das políticas públicas voltadas ao tema e para a formação cidadã  dos adolescentes. "Queremos levar para nossos adolescentes informação e conhecimento, seja por meio da educação, da saúde, da assistência, do esporte, ou da música. É isso que fará os adolescentes se empoderarem das suas vidas, cuidarem da saúde e tomarem as melhores decisões para suas vidas", disse.

A secretária de Assistente Social de Vitória, Cyntia Schulz, lembrou o quanto a gravidez na adolescência impacta toda a vida da pessoa, nos círculos familiares, sociais e profissionais, muitas vezes até o fim da fase adulta. "Muitas meninas depois tentam voltar à escola e não conseguem. Acabam se acostumando ao trabalho doméstico e ao cuidado da família e seguem assim, mas não por escolha. Poder escolher e decidir quando engravidar também é um direito", explicou.

O gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação, Truman José Vieira Júnior, destacou a importância do trabalho intersetorial entre diversas secretarias para garantir direitos e cuidados para crianças e adolescentes de Vitória.

Palestras e mesas de discussão

Na programação do Seminário, os profissionais puderam assistir a palestras  com os temas:"Promoção da Saúde na Adolescência", realizada pela médica e referência técnica de Atenção à Saúde de Vitória, Tatiani Almeida Sant'anna, e "Violência de Gênero e Saúde dos Adolescentes", ministrada pela médica Rafaela Machado.

Além disso, debateram sobre diversos temas, como sexualidade, paternidade, maternidade, direitos reprodutivos na adolescência, comunicação e acolhimento nos serviços de saúde , redes sociais e protagonismo estudantil.

Marcos Salles
Seminário Saúde de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência. (ampliar)
Marcos Salles
Seminário Saúde de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência. (ampliar)

Voltar ao topo da página