Notícias
Formações na Escola de Governo mudam vida de servidores e melhoram o trabalho
Publicada em 21/10/2013, às 11h38 | Atualizada em 23/10/2013, às 12h00
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Antonio Almeida

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de trabalho e trazer mais qualidade à atuação dos servidores municipais, a Escola de Governo de Vitória (EGV) concluiu neste ano mais de 60 turmas em aulas e oficinas de formação até o último mês de setembro, atendendo cerca de 1,4 mil funcionários públicos.
As formações são trabalhadas de forma contínua, visando manter os servidores sempre atualizados e integrados com novas ferramentas de trabalho que surgem com o passar do tempo. Com os temas "Humanas", "Legislação", "Linguagens", "Planejamento e Gestão" e "Tecnologia da Informação", a Escola de Governo oferece cursos para servidores de todas as secretarias: desde Atendimento ao Público, passando por Formação Básica em Libras, até o curso de Elaboração de Projetos Técnico-Sociais.
As aulas têm mudado a vida de muitos servidores municipais, como é o caso de João Batista do Rosário, vigilante de Segurança Patrimonial de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Itararé. Para ele, a maneira de a EGV funcionar é o diferencial. "O que eu mais gosto na Escola de Governo é a dedicação dos professores nas aulas. Faz toda a diferença a atenção que eles dão, até mesmo porque sempre tem gente de todas as idades nas classes. Os funcionários também estão sempre dispostos a ajudar, seja agilizando uma matrícula ou dando uma atenção especial à sua situação", afirmou.
Nos últimos dois anos, além de ter concluído o ensino médio através do Educação para Jovens e Adultos (EJA), o vigilante fez cinco cursos. Entre eles, estão "Informática", "Subjetividade e Trabalho em Equipe" e "Atendimento ao Público". "Essas formações são importantes para mim não só porque me ajudam no trabalho, mas porque elas também adicionam muito à minha vida pessoal".

Batista contou ainda que conseguiu estimular a esposa a estudar também. "Logo depois que fiz o EJA aqui na Escola de Governo, conversamos e ela se interessou em fazer também. Depois, ela conseguiu passar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mas não pôde continuar por problemas pessoais".
O servidor, que possui apenas 26% da visão, ainda pretende fazer o curso de formação básica em Libras. "O que não pode acontecer é a pessoa desistir. Para nós, servidores, é muito importante ter essa oportunidade, porque esses conhecimentos podem ajudar a abrir outras portas. Depois que comecei a estudar, além de melhorar meu desempenho, eu já resolvi problemas em que antes teria que contratar um advogado para conseguir isso para mim. Agora meu próximo passo é fazer o curso de Libras, e já estou me preparando".
A Escola de Governo fica situada à rua Amélia da Cunha Ornelas, n° 295, em Bento Ferreira. Mais informações sobre os cursos, datas de matrícula e os horários de atendimento podem ser obtidas no endereço egv.vitoria.es.gov.br/portal , pelos telefones (27) 3382-6224 / 6225 ou pelo e-mailescoladegoverno@vitoria.es.gov.br.