Notícias

Formações na Escola de Governo mudam vida de servidores e melhoram o trabalho

Publicada em 21/10/2013, às 11h38 | Atualizada em 23/10/2013, às 12h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Antonio Almeida


Elizabeth Nader
SR João Batista do Rosário exibe seus certificados adquiridos em cursos na Escola de Governo
João Batista do Rosário mostra um dos certificados que ganhou na Escola de Governo de Vitória

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de trabalho e trazer mais qualidade à atuação dos servidores municipais, a Escola de Governo de Vitória (EGV) concluiu neste ano mais de 60 turmas em aulas e oficinas de formação até o último mês de setembro, atendendo cerca de 1,4 mil funcionários públicos.

As formações são trabalhadas de forma contínua, visando manter os servidores sempre atualizados e integrados com novas ferramentas de trabalho que surgem com o passar do tempo. Com os temas "Humanas", "Legislação", "Linguagens", "Planejamento e Gestão" e "Tecnologia da Informação", a Escola de Governo oferece cursos para servidores de todas as secretarias: desde Atendimento ao Público, passando por Formação Básica em Libras, até o curso de Elaboração de Projetos Técnico-Sociais.

As aulas têm mudado a vida de muitos servidores municipais, como é o caso de João Batista do Rosário, vigilante de Segurança Patrimonial de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Itararé. Para ele, a maneira de a EGV funcionar é o diferencial. "O que eu mais gosto na Escola de Governo é a dedicação dos professores nas aulas. Faz toda a diferença a atenção que eles dão, até mesmo porque sempre tem gente de todas as idades nas classes. Os funcionários também estão sempre dispostos a ajudar, seja agilizando uma matrícula ou dando uma atenção especial à sua situação", afirmou.

Nos últimos dois anos, além de ter concluído o ensino médio através do Educação para Jovens e Adultos (EJA), o vigilante fez cinco cursos. Entre eles, estão "Informática", "Subjetividade e Trabalho em Equipe" e "Atendimento ao Público". "Essas formações são importantes para mim não só porque me ajudam no trabalho, mas porque elas também adicionam muito à minha vida pessoal".

Flávio Carvalho
Fachada da Escola de Governo [redimensionada
Escola de Governo de Vitória oferece diferentes formações para os servidores municipais

Batista contou ainda que conseguiu estimular a esposa a estudar também. "Logo depois que fiz o EJA aqui na Escola de Governo, conversamos e ela se interessou em fazer também. Depois, ela conseguiu passar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mas não pôde continuar por problemas pessoais".

O servidor, que possui apenas 26% da visão, ainda pretende fazer o curso de formação básica em Libras. "O que não pode acontecer é a pessoa desistir. Para nós, servidores, é muito importante ter essa oportunidade, porque esses conhecimentos podem ajudar a abrir outras portas. Depois que comecei a estudar, além de melhorar meu desempenho, eu já resolvi problemas em que antes teria que contratar um advogado para conseguir isso para mim. Agora meu próximo passo é fazer o curso de Libras, e já estou me preparando".

A Escola de Governo fica situada à rua Amélia da Cunha Ornelas, n° 295, em Bento Ferreira. Mais informações sobre os cursos, datas de matrícula e os horários de atendimento podem ser obtidas no endereço egv.vitoria.es.gov.br/portal , pelos telefones (27) 3382-6224 / 6225 ou pelo e-mailescoladegoverno@vitoria.es.gov.br.


Voltar ao topo da página