Notícias

Filmes em Libras e mediação de leitura encantam estudantes surdos

Publicada em 21/07/2021, às 13h49 | Atualizada em 21/07/2021, às 13h54

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Projeto traz materiais para estudantes surdos
Projeto disponibiliza materiais informativos sobre o combate ao coronavírus (ampliar)
Divulgação Seme
Projeto traz materiais para estudantes surdos
Materiais motivam e fomentam nos estudantes o prazer de ler (ampliar)

Filmes didáticos, apresentações animadas e vídeos acessíveis com legendas em Libras são frutos de um projeto especial que tem garantido aos estudantes surdos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, o aprendizado por meio de novas metodologias, utilizando recursos tecnológicos para potencializar os estudos.

Os trabalhos são coordenados pela professora de Educação Especial Andrea Hess e pelo professor de Libras Davi Queiroz, com o objetivo de criar novas formas de socialização, interação e aprendizagem, ampliando o intercâmbio cultural e educacional dos estudantes surdos.

"A criação do projeto surgiu por haver pouco material didático para surdo disponível na internet. Os surdos são sujeitos visuais, isso é, é pela visão que eles têm acesso ao mundo. Nesse contexto inclusivo, que é a proposta das nossas escolas, o uso do computador e da internet proporciona acesso ao conhecimento nas relações cotidianas", explicou Andrea.

"Os estudantes têm gostado muito e participam como atores, sendo protagonistas. A dinâmica é toda pensada para que eles experimentem todo o conteúdo. Lembrando que todo o material elaborado está vinculado ao conteúdo que está sendo socializado em sala de aula", completou.

Biblioclick

Criado quando os estudantes estavam sendo atendidos somente pelo ensino remoto emergencial, o projeto “Biblioclick” veio para ficar. Ele surgiu por meio de uma rede de colaboração entre bibliotecários da rede pública de Vitória para incentivar a leitura.

A bibliotecária da Emef Izaura Marques, Analice Fernandes, deu continuidade a essa proposta e tem feito um trabalho cuidadoso, produzindo materiais informativos e fazendo mediação de leitura, para motivar e fomentar nos estudantes o prazer de ler. Um dos conteúdos trata do combate ao coronavírus. 

"Esse incentivo é importante para promover o acesso ao livro e aos materiais informativos. Os estudantes, juntamente com suas famílias e até mesmo os professores da nossa unidade, apreciam muito o material, principalmente, pela aparência, que desperta a atenção de quem acessa”, destacou Analice.

Metodologias

A diretora da unidade de ensino, Marlene Busato, falou sobre a importância de projetos pedagógicos que motivem os estudantes a buscar conhecimento e aprendizado.

"Sempre incentivamos iniciativas pedagógicas que potencializam o aprendizado. O projeto dos filmes em Libras, por exemplo, é inovador e pioneiro. As novas tecnologias cada vez mais fazem parte de nosso cotidiano e, claro, devemos usá-las para fortalecer os processos educacionais", ressaltou ela.


Voltar ao topo da página