Notícias
Famílias vivenciam semana literária no Cmei Anísio Spínola Teixeira, em Resistência
Publicada em 26/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 26/05/2025, às 12h20
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Para reforçar a importância da literatura no processo de aprendizagem das crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anísio Spínola Teixeira, localizado no bairro Resistência, realizou diversas ações educativas. Entre as iniciativas, destacou-se a visita do escritor capixaba Ilvan Filho, que promoveu uma contação de histórias lúdica e interativa, proporcionando às crianças um momento de encantamento e contato direto com a literatura capixaba.
Outra atividade marcante foi o Piquenique Literário, que teve como principal atração o encontro das crianças com os livros em um ambiente ao ar livre. A exposição de obras infantis permitiu que os pequenos se familiarizassem com o universo literário desde cedo. A curiosidade natural das crianças foi estimulada pelo contato direto com os livros, promovendo o desenvolvimento do prazer e do hábito da leitura.
A comunidade também foi convidada a participar, por meio da exposição "Geloteca", que disponibilizou livros para leitura das famílias. A pedagoga Gleiciele Magela de Almeida destacou que essas ações marcam a trajetória das crianças. "Percebemos a alegria de cada uma ao abrir a Geloteca e descobrir outras literaturas infantis, explorando esse mundo de maneira tão significativa", disse.
A professora Elizabete Candeias Coutinho da Silva também ressaltou o impacto das atividades. "Mesmo com a leitura já inserida na rotina escolar, a experiência em um ambiente descontraído e ao ar livre atribui um novo significado à atividade, tornando-a mais prazerosa e lúdica", afirmou.
As famílias reconheceram a importância das ações promovidas pelo CMEI. Giselia Santana dos Santos Ribeiro, mãe da estudante Milena Moreira dos Santos, do Grupo 6, elogiou a iniciativa. "A Geladoteca foi uma ideia maravilhosa, proporcionando às nossas crianças e famílias a oportunidade de viajar na imaginação e fortalecer os laços através da leitura. São momentos que certamente ficarão na memória dos nossos pequenos", contou.