Notícias

Evento literário alimenta imaginação de crianças no Cmei Georgina da Trindade

Publicada em 02/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 02/05/2025, às 17h22

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Evento literário alimenta imaginação de crianças no CMEI Georgina da Trindade
Crianças do Cmei Georgina da Trindade Faria participam de evento literário. (ampliar)

As crianças matriculadas na rede municipal de ensino da capital têm contato com a leitura desde os primeiros anos da Educação Infantil. Para incentivar essa prática cada vez mais cedo, a equipe gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Georgina da Trindade Faria, localizado no bairro São José, realizou um Evento Literário, na Semana da Literatura Infantil. Parte do projeto institucional da unidade, a ação encantou toda a comunidade escolar.

As atividades que envolvem narrativas encantadoras e estratégias lúdicas, como contação de histórias, para desenvolver a linguagem e a imaginação das crianças. A culminância do projeto ocorreu na apresentação da história "No Reino das Letras Felizes", criando um momento de interação entre as crianças e os profissionais. O objetivo principal foi valorizar a leitura e incentivar a formação de hábitos de leitura nas crianças. 

"Por meio de diversas atividades literárias, buscamos fortalecer os laços de união entre as crianças e promover o desenvolvimento da linguagem oral, visual e corporal, estimulando a imaginação, curiosidade e criatividade. O livro é utilizado como ferramenta de mediação para o conhecimento, expressão de sentimentos e construção do saber", contou a diretora em exercício na ocasião, Patrícia Gagno.

Foto Divulgação
Evento literário alimenta imaginação de crianças no CMEI Georgina da Trindade
Crianças do Cmei Georgina da Trindade Faria participam de evento literário. (ampliar)

As principais atividades realizadas pelas crianças no projeto incluem a participação em contações de histórias, interação com diferentes tipos de narrativas e o envolvimento em atividades que estimulam a linguagem oral, visual e corporal. As crianças também são incentivadas a expressar sentimentos e construir saberes por meio dessas vivências literárias.

Para isso, utilizaram livros, figurinos, materiais pedagógicos, materiais de apoio para as atividades de contação de histórias e recursos visuais e corporais que ajudam a enriquecer as narrativas. A quadra da escola foi utilizada para a culminância, proporcionando um espaço para a interação de toda a comunidade escolar interna.

"Ver o brilho nos olhos das crianças durante as atividades foi uma experiência transformadora. Cada sorriso, cada pergunta curiosa e cada momento de descoberta nos encheu de orgulho e convicção de que estamos no caminho", completou Patrícia.

A equipe gestora do Cmei Georgina da Trindade Faria, que participou de todo o projeto, é composta pelo diretor Junior Tonon, e os pedagogos Domingos Cleres da Conceição Santana, Giovana Aparecida Velame, Priscila da Silva Pereira e Vaneska Simões de Morais.


Voltar ao topo da página