Notícias

Estudantes vivenciam um dia como prefeito e secretários de Vitória

Publicada em 19/12/2022, às 11h25 | Atualizada em 19/12/2022, às 11h31

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

André Sobral
Devolutiva com os Secretário Mirins
Devolutiva com os estudantes que foram secretários por um dia. (ampliar)
André Sobral
Devolutiva com os Secretário Mirins
Devolutiva com os estudantes que foram secretários por um dia. (ampliar)

Proporcionar aos estudantes espaços de fala e escuta sobre suas realidades e os desafios que enfrentam, bem como expor seus anseios e propostas para a efetivação de seus direitos, desenvolvendo ações que enfatizem a importância da participação desses atores sociais na gestão das escolas municipais e da cidade. Esses são os objetivos da Semana Municipal da Infância e Adolescência, instituída pelo decreto nº 17.239/2017.

O tema da Semana deste ano foi "O que você pensa sobre uma cidade inteligente, humana e sustentável?" Para participar, estudantes que são engajados em atividades de protagonismo nas unidades de ensino, como Grêmio Estudantil, Rádio Escola, Representantes de Turma e Estudantes Conselheiros, fizeram uma inscrição. Ao todo, 25 estudantes do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 15 anos vivenciaram, nesta sexta-feira (16), um dia como secretários e prefeito de Vitória.

Eles chegaram cedo a suas respectivas pastas, divididos conforme os interesses demonstrados pelos próprios estudantes. E tiveram a oportunidade de acompanhar de perto secretários e secretárias municipais, além do prefeito Lorenzo Pazolini.

"Quero agradecer a todos que se dedicaram e se empenharam para que esse dia tão especial acontecesse. Foi uma alegria e um privilégio ter cada um de vocês participando aqui na Prefeitura e nas secretarias, conhecendo o dia a dia desse trabalho tão importante que é cuidar da nossa cidade. E agora tenho certeza que vocês terão uma visão diferente do serviço público", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Na Secretaria de Educação (Seme), os estudantes Mariana Fassarella Meira e João del Fiumes S. Gonçalves, matriculados no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, de Jardim Camburi, foram recebidos pela secretária Juliana Rohsner e toda a equipe da Seme.

"A gente viu várias coisas do dia a dia da secretária, os processos, o almoxarifado, visitamos a Seme toda, conhecemos as equipes", contou João. "O tamanho da secretaria é muito grande", admirou Mariana.

"Queria agradecer aos secretários e ao prefeito que toparam esse desafio de receber os nossos estudantes e apresentar o trabalho da prefeitura para eles. É muito bom ter o olhar de vocês, que nos trouxeram tantas questões. Foi uma delícia recebê-los. Foi muito especial estar com vocês", ressaltou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

À frente da pasta da Saúde, a secretária Joanna de Jaegher se emocionou com a presença dos estudantes na Semus.

"Foi uma alegria recebê-los. Explicamos como funciona a secretaria. A gente combinou com eles que, quando eles estiverem de férias, vamos fazer outras visitas, no laboratório central, no centro de zoonoses, e em duas unidades de saúde. O sucesso foi uma volta de ambulância. Foi um presente tê-los conosco", disse.

Participação estudantil

Para fortalecer a educação pública municipal, a Secretaria de Educação de Vitória inclui na organização curricular práticas de protagonismo estudantil e projeto de vida. As ações fundamentais para a valorização da aprendizagem e para o desenvolvimento integral do estudante, estão diretamente ligadas a uma atuação individual e coletiva na escola, na comunidade e nos territórios da cidade.

Prefeitos por um dia, Mateus Mululo Ferreira e Sophia Carla Alves Motta aprovaram a atividade. "Foi boa a experiência, quero mais, eu gostei", disse o estudante. "A gente aprendeu que ser prefeito não é tão fácil, que a agenda deles é muito cheia e a gente tem que agradecer que a gente estuda!" Afirmou Sophia.

Na Secretaria de Obras (Semob), Milena Nogueira Soares e Davi Soares Teixeira se impressionaram com tanta gente. "O que mais me surpreendeu é que eu achei que a equipe seria pequena, mas tem muita gente, muita obra, tem arquiteto engenheiro, advogado, é tudo muito grande, e um depende do outro. Achei muito incrível essa experiência, nunca vou esquecer", afirmou Milena.

Conhecendo a Secretaria Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), as estudantes Kethellen Gabrielly Oliveira e Saffira Ramos Hipólito Silva admiraram a união entre as equipes. "As pessoas trabalham muito unidas, é sempre a gente, o tempo todo, não tem eu", disseram.

Na pasta da Assistência Social, Mariana Teodoro Pereira e Luara Conceição Ferreira consideraram a experiência positiva e inesquecível. "A gente passou a manhã com a secretária Cintya (Schulz), a gente foi ao Centro Pop, eu fiquei encantada com as histórias e as pessoas que passaram no Ifes. Eu fiquei encantada. A gente também foi visitar a obra de um abrigo, ver todo mundo lá. A galera do Centro Pop, os funcionários são muito acolhedores. E eu percebi que para fazer as coisas precisa de todo mundo", destacou Mariana.

Aprendizado

Quando Daniel Correia Basílio e Wilma Beatriz dos Santos saíram de casa de manhã, eles não imaginaram que até mesmo andariam de ambulância. Os dois foram conhecer a Secretaria de Saúde (Semus). "A gente andou de ambulância. Antes de visitar a secretaria de Saúde, eu achei que as coisas eram fáceis. E eu me surpreendi que até lá precisa de arquiteto", surpreendeu-se Daniel.

O estudante Iago Moraes de Marchi conheceu de perto a Secretaria de Governo (Segov). Nas palavras dele, o coração da administração municipal. "A Secretaria de Governo é tipo um coração, que bombeia para os outros órgãos. Basicamente, ela ajuda as outras secretarias a iniciarem seus projetos.

Na Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp), a estudante Ester Dias descobriu que a pasta não é só futebol. "Esporte não é só futebol ou jogos, são muitas ações para as pessoas, incluindo outras modalidades. O esporte é para as pessoas conviverem melhor também", disse.

O sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) foi o que mais chamou a atenção da estudante Ana Katheleen Falcão de Oliveira. "Uma das coisas que eu aprendi lá é que eles trabalham muito em equipe. Lá tem uma sala que é cheia de câmeras das ruas, que ficam monitorando tudo, a cidade toda, é incrível."

Muito trabalho

A estudante Amanda Medeiros Alves passou o dia na Central de Serviços. "Comecei participando de uma reunião, com muitas demandas, foi bem legal até. Achei bem interessante a separação de lixo. Eu gostei bastante", disse.

Na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Maria Eduarda Leite Nascimento e Pedro Henrique Loiola Lopes tiveram a oportunidade de participar de uma reunião de planejamento, de ações que ainda serão realizadas pela cidade. "Foi muito incrível ver tudo lá, como tudo funciona, coisas em tempo real, coisas que ainda vão acontecer. Além de ter visto o tamanho real do semáforo, achei incrível o projeto que eles têm de ter pessoas que estão cumprindo penas leves, por meio de um programa, dando oportunidade pra pessoa mudar de verdade", observou Maria Eduarda.

"Foi uma experiência boa para ter conhecimento sobre o que acontece no dia a dia. E cada secretaria tem sua função e seu dever a cumprir", constatou Pedro Henrique.

Na Secretaria de Cultura (Semc), Nicolly Falcão da Silva e Lara da Silva Assis não imaginaram aprender tanto. "Foi muito bom, a gente aprendeu um monte de coisa que eu não sabia", disseram.

Na pasta de Meio Ambiente (Semmam), o estudante Kaique Barbosa também aprendeu muito. "É uma secretaria que cuida de muitos assuntos e tem diversas áreas, eles analisam até a água do mar. Descobri que quase 50% de Vitória é de área verde", destacou.

Na Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), a estudante Amanda do Conde observou que todas as secretarias estão interligadas. "Uma coisa que eu não esperava era ver tanta gente envolvida em gestão e planejamento. Muitas secretarias passam por lá".

Já a estudante Rafaelly Freitas Araújo acompanhou de perto o trabalho na Secretaria de Fazenda (Semfa). "Presenciei muita coisa, a parte mais legal que eu achei foi conhecer quase metade daqui. Praticamente tudo está na Fazenda, que mexe com o financeiro", afirmou.

O tamanho da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) impressionou as estudantes Sophia Vitória Santana Sena e Kemilly Nicoly de Souza dos Santos. "Aprendemos sobre trabalho, lá tem a Agência do Trabalhador, que ajuda as pessoas a encontrar um trabalho. Tem também a área que atua contra o racismo, contra o preconceito e contra a violência contra a mulher e o Procon", pontuou Kemilly.

André Sobral
Devolutiva com os Secretário Mirins
Devolutiva com os estudantes que foram secretários por um dia. (ampliar)
André Sobral
Devolutiva com os Secretário Mirins
Devolutiva com os estudantes que foram secretários por um dia. (ampliar)

Voltar ao topo da página