Notícias
Estudantes de Vitória conhecem Estádio Kléber Andrade em visita pedagógica
Publicada em 12/12/2022, às 11h40
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Dialogar sobre sonhos, trazendo encantamento e exemplos de superação e vitória. Essa foi a proposta da disciplina eletiva "Copa: Fábrica de Sonhos", desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, que fica em Andorinhas, com as turmas do 6º ao 9º ano.
A eletiva ministrada pela professora Roberta Nascimento, com apoio da pedagoga Debora Souza de Oliveira, trouxe a proposta de estudar a biografia dos jogadores titulares da Seleção Brasileira, bem como suas trajetórias de vida e no esporte, conhecendo a passagem pelos clubes até chegarem à seleção principal.
Assim, foram realizados estudos por vídeos, documentários, jogos e teve também uma decoração no pátio interno da escola. A finalização do projeto se deu em uma saída pedagógica para lá de especial, com o destino sendo o Estádio Estadual Kleber Andrade, local onde as turmas puderam conhecer todo o ambiente interno e externo do estádio, com direito a um letreiro de boas-vindas às turmas no telão.
"A visita foi muito boa. O estádio é muito grande! Tem vários locais legais, são quatro andares cheios de coisas e também tem várias salas dentro dele, como a sala de aquecimento e os vestiários. Foi super legal conhecer tudo isso de perto e se sentir como os jogadores", disse o estudante Tarcísio Rodrigues, do 6º ano.
"Eu achei muito bom visitar o Estádio Kléber Andrade, eu já tinha ido antes mas foi bom voltar lá e ver que mudou bastante, tem muitas novidades como a escada rolante, a área do vestiário e a parte do gramado também, que é nova", pontuou o estudante Pedro Abner, do 9º ano.
Aprendizado na prática
A pedagoga Débora Souza explicou os benefícios das disciplinas eletivas, dinâmica em que os estudantes escolhem a temática de sua preferência no início de cada semestre.
"A eletiva no tempo integral da Emef TI Izaura Marques se deu em formato de escolha, possibilitando colocar em prática a temática escolhida por cada estudante. É a oportunidade de realizar o aprendizado prático, consolidando as diretrizes curriculares propostas pela Rede de Ensino de Vitória em paralelo ao conteúdo da Base Nacional Comum Curricular", destacou.