Notícias

Estudantes da eletiva Chefs Brilhantes vão se encontrar com o chef Juarez Campos

Publicada em 08/08/2023, às 17h00 | Atualizada em 08/08/2023, às 17h02

Por Juliana Rodrigues, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Estudantes na aula da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, na Emef Paulo Reglus Neves Freire
Estudantes na aula da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, na Emef Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)

Estudantes do 3°, 4°, 5° e 6° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, na Grande Santo Antônio, terão oportunidade de conhecer o chef Juarez Campos, um dos mais renomados do Espírito Santo, e provar as delícias preparadas por ele especialmente para eles.

O encontro será nesta quarta-feira (09), no restaurante Oriundi, que fica em Santa Lúcia, Vitória, e marcará a culminância da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, ministrada durante o primeiro semestre de 2023. Ao todo, 21 estudantes, com idade entre 8 e 12 anos, participaram das aulas, realizadas duas vezes por semana, com 1 hora de duração cada.

O encontro do chef com os estudantes foi articulado pela diretora da Emef TI Paulo Reglus Neves Freire, Lívia Araújo, uma admiradora do trabalho do chef Juarez Campos. "Sempre admirei o trabalho do chef Juarez, principalmente pela forma didática que ele expõe conceitos às vezes complexos da gastronomia. Ele faz parecer simples e acessível. Então entrei em contato com ele e expliquei que seria fantástico proporcionar uma experiência num restaurante tão renomado e a oportunidade de conhecer um chef de verdade. Ele prontamente atendeu o nosso pedido", contou a diretora.

Foto Divulgação
Estudantes na aula da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, na Emef Paulo Reglus Neves Freire
Estudantes na aula da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, na Emef Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)

Proposta pedagógica

A disciplina eletiva Chefs Brilhantes trabalhou as áreas do conhecimento Geografia e História. Ao longo do semestre, os estudantes aprenderam sobre riqueza e pobreza, consumo e desperdício; hábitos alimentares regionais do território brasileiro e do Estado do Espírito Santo; segurança alimentar; aspectos conceituais da globalização e desdobramentos no espaço geográfico, entre outros conteúdos.

Durante as aulas, os estudantes puderam desenvolver diversas habilidades e competências, tais como compreender o significado de alimentação saudável e equilibrada, bem como identificar hábitos saudáveis; fazer uso de argumentação crítica sobre as manifestações culturais e os processos históricos; caracterizar os setores da economia e estabelecer relações entre eles no processo de organização do espaço geográfico; identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção agropecuária.


Voltar ao topo da página