Notícias

Esquetes e intervenção urbana: a magia do teatro a serviço do meio ambiente

Publicada em 11/01/2023, às 09h00 | Atualizada em 12/01/2023, às 13h29

Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Pedro Dutra
Arena Verão 2023
Esquete realizada pela equipe da campanha Praia Limpa na orla de Camburi. (ampliar)

Com uma proposta interativa e divertida de sensibilização dos turistas, moradores e trabalhadores frequentadores das praias de Vitória, a utilização de esquetes como forma de intervenção urbana é uma das estratégias adotadas na Campanha Praia Limpa 2023.

Os momentos curtos de encenação teatral com interação com o público, sempre com uma mensagem educativa em relação à importância de manter o ambiente praia limpo e sadio, atraem a atenção de todos e possibilita a reflexão quando às questões ambientais a partir dos temas restinga, resíduos sólidos, balneabilidade e guarda responsável de animais domésticos.

Pedro Dutra
Arena Verão 2023
Abordagem realizada pela equipe da campanha Praia Limpa na orla de Camburi. (ampliar)

Esse formato de abordagem, que é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA) em parceria com o Instituto Akhanda, ocorrerá ao longo da campanha, seguidos de ações educativas junto ao público que for curtir momentos de lazer nas praias da capital.

"Por meio de esquetes teatrais, intervenções urbanas irão interagir de forma divertida e bem-humorada com público visando gerar protagonismo junto a moradores, turistas e trabalhadores quanto à responsabilidade compartilhada que eles devem exercer quanto aos cuidados e à manutenção das boas condições de limpeza e saúde das praias", aponta a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Foto Divulgação
Praia Limpa 2023
Esquete realizada pela equipe da campanha Praia Limpa na orla de Camburi. (ampliar)

As atividades são realizadas pelos atores da Rede Felizólogos que, a partir da supervisão técnica dos educadores ambientais da Semmam, elaboraram os roteiros de apresentação que compõem a esquete teatral, assim como brincadeiras que prometem colocar o povo da praia para pensar em ações práticas para a preservação e o cuidado do ambiente praial.

As encenações das esquetes teatrais são frutos da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), com o Instituto Akhanda, que ainda prometem outras atividades ao longo de 2023.


Voltar ao topo da página