Notícias
Escolas de Vitória recebem visita do conselheiro do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul
Publicada em 18/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 18/03/2025, às 16h28
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Destaque nacional, a educação de Vitória tem atraído a atenção de especialistas de outros Estados, que buscam na capital capixaba informações sobre o trabalho realizado na rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Na última semana, a Secretaria de Educação de Vitória recebeu a visita do conselheiro do Tribunal de Contas do Mato Grosso Sul, Célio Lima.
Coordenador do Programa de Primeira Infância do Tribunal de Contas sul-mato-grossense, Célio veio até Vitória conhecer as práticas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Na última semana, participou do encontro de Planejamento Estratégico com os servidores da Seme e visitou Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmeis TI).
"Vitória é uma cidade maravilhosa e que não se destaca só pelas suas belezas naturais. A gente tem visto o sucesso de Vitória na educação, os resultados nos indicadores de aprendizagem. Esse é o reflexo, é o resultado do trabalho e de tudo que vocês vêm construindo na educação da cidade. Agradeço a acolhida e tenho certeza que todos irão conhecer o esforço pela gestão da secretária Juliana", disse.
O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini agradeceu a visita do conselheiro e destacou o aumento de investimentos na educação da capital. "Ficamos gratos pela visita do conselheiro Célio, pois é o reconhecimento das boas práticas adotadas na Educação de Vitória. Saímos de quatro para 41 escolas em tempo integral, sendo 22 nos Cmeis, na primeira infância. Isso mostra o nosso compromisso e cuidado no desenvolvimento das crianças que serão o futuro da nossa sociedade", destacou.
Acompanhado da secretária Juliana Rohsner e da equipe técnica da Seme, o conselheiro presenciou o dia a dia em algumas escolas, o trabalho realizado pela equipe pedagógica, além do contato direto com as novas estruturas, que são fruto dos investimentos nos últimos anos, como o novo Cmei TI Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, e a estrutura do Cmei TI Luiz Carlos Grecco, em Ilha de Santa Maria.
A diretora do Cmei Jacy Alves Fraga, Fernanda Moraes, destacou o trabalho realizado na primeira infância da Rede Municipal de Ensino de Vitória. "O maior destaque da nossa política de tempo integral é o currículo integrado, o protagonismo das crianças, os investimentos em infraestrutura e na formação dos profissionais. Tudo isso reflete diretamente nas nossas práticas", contou.
A diretora do Cmei TI Luiz Carlos Grecco, Regiane de Souza, apontou o trabalho realizado em conjunto com um dos principais pilares da educação de Vitória. "Nossas propostas pedagógicas são pensadas com e para as crianças. A equipe de professores, servidores e a parte técnica da Seme é muito comprometida e nós fazemos a diferença aqui na comunidade da Ilha de Santa Maria", afirmou.
Juliana Rohsner agradeceu a visita do conselheiro destacando a união da Seme como fruto dos resultados alcançados pela Rede Municipal de Ensino. "Vitória é destaque nacional na educação: em investimentos, nos indicadores de aprendizagem. Isso porque toda a nossa rede trabalha em conjunto, fazendo um trabalho excepcional. Agradeço aos nossos educadores, diretores, toda a equipe do órgão central que faz esse trabalho tão potente e que é destaque em todo o país", completou.