Notícias
Emoção marca a entrega da reforma de Emef de Jardim da Penha
Publicada em 19/05/2015, às 11h56
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Alegria e satisfação estavam estampadas nos rostos de professores, alunos, autoridades, famílias e moradores que, na manhã desta terça-feira (19), participaram da entrega oficial das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. Vale lembrar que professores e estudantes já usam o novo espaço desde o início do ano letivo de 2015.
"A educação é o maior legado que nós podemos deixar para os nossos filhos pois ela transforma e o conhecimento liberta. Nada mais poderoso do que o conhecimento na estruturação da caminhada de uma pessoa. Hoje é um momento de muita alegria, é para que a gente possa continuar trabalhando para que Vitória seja a melhor capital do país", disse o prefeito Luciano Rezende.
"A nossa alegria reside no fato de entregar um equipamento público em que se verificou a gestão compartilhada, que contou com a participação dos profissionais, dos alunos, das famílias e da comunidade. Porque escola hoje não se faz para os estudantes, mas sim com os estudantes. Essa escola tem a marca, a qualidade e a trajetória do projeto pedagógico dessa unidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"Estou muito feliz e me sinto honrado de participar deste momento de entrega da escola porque foi um sonho que começou há 10 anos. Foi uma longa caminhada", disse o diretor da Emef Álvaro de Castro Mattos, Paulo da Silva Rodrigues.
Alunos aprovam nova unidade
Ana Carolina Novaes Teixeira tem 12 anos, é aluna da 6ª série e estuda na Emef desde a 1ª série. "Eu entrei na escola com sete anos. Experimentei o prédio antigo, fui para o prédio alugado e voltei pra cá com essa reforma, que deixou a escola ótima. Eu nem sei dizer o quanto essa escola é infinitamente melhor. Aqui agora tem muito espaço e ambiente para todos os tipos de gostos. Eu tenho consciência de que manter essa escola bonita depende muito da gente também", contou.
"Estudo nesta escola desde o ano passado e, pra mim, foi uma diferença muito grande. A sala é maior, mais iluminada, tem bastante tecnologia aqui", contou Ester Soeiro, de 14 anos, aluna da 8ª série.
"A escola está bonita, é bem espaçosa, e diria que nos atende bem. Até a biblioteca é maior, tem um acervo bom, e é lá que prefiro ficar quando não estou em aula", disse Diogo Souza Repinaldo Soeiro, de 14 anos, aluno da 7 ª série.
Estrutura
Distribuídos em três pavimentos, estão quadras, pátio coberto, 12 salas de aula, salas de atendimento educacional especializado, biblioteca, refeitório, cozinha, laboratório de ciências, salas de artes, música e vídeo e, ainda, auditório com capacidade para 150 pessoas. Os três pavimentos são acessíveis aos alunos e professores que apresentam necessidade especial de locomoção por meio de rampas e elevador.
As intervenções fizeram aumentar em 100 vagas a capacidade de atendimento da unidade de ensino, que agora pode receber cerca de 600 alunos.

