Notícias
Ecopostos: Vitória já conta com 70 pontos para descarte de materiais recicláveis
Publicada em 08/07/2021, às 10h55 | Atualizada em 08/07/2021, às 13h43
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Os moradores de Vitória ganharam mais um espaço para descartar materiais recicláveis, que podem gerar renda para catadores e, ainda, contribuem para a preservação do meio ambiente. Nesta quinta-feira (8), um ecoposto foi instalado no bairro Itararé, na rua Marins Alvarino (ao lado da rotatória do Cias-Unimed).
Houve abordagens educativas para uso e preservação do equipamento. Jucelino Freitas, morador do Bonfim, aprovou a iniciativa. "Eu sei da importância para a limpeza da cidade".
Para Simone da Mata, que mora em Santa Martha e frequentemente usa os serviços de estética e beleza na região, acha imprescindível a instalação. "É bom para a cidade, para as associações de reciclagem e para o meio ambiente".
Ecopostos
Agora, são 70 pontos de entrega voluntária de lixo seco (passível de reciclagem) instalados em pontos de grande circulação de pessoas na capital.
Há pouco mais de 20 dias, a Secretaria Central de Serviços colocou outros cinco equipamentos:
- dois na Estação Bota-Fora de São Pedro;
- um ao lado da sede da Regional 2;
- um na Ilha das Caieiras;
- um em Santo Antônio.
Em junho, foram coletadas 219 toneladas de materiais recicláveis na capital.
"O aumento da quantidade coletada representa mais resíduos de qualidade e, consequentemente, mais geração de emprego e renda para os membros das associações de catadores de materiais recicláveis existentes em Vitória", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.
Ele destacou a importância da coleta seletiva: "É o primeiro e mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo".
População pode contribuir
Para que o serviço seja mais eficaz, os munícipes precisam separar os resíduos, colocando nos ecopostos apenas o lixo seco:
- Papéis: papel, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimento e líquidos e embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos;
- Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimento;
- Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimento;
- Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquidos.