Notícias

Diversidade cultural em foco no 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória

Publicada em 22/09/2009, às 17h13 | Atualizada em 23/09/2009, às 14h29

Por Janete Carvalho, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Foto Divulgação
In On It
A peça In On It, traz ao palco dez personagens, todos vividos por Emílio de Mello e Fernando Eiras
Foto Divulgação
Olho da Rua-Goiania
O 5º Festival vai trazer artistas de vários cantos do Brasil, como Acre e Goiás

Peças, oficinas, debates, workshops, palestras e exposição de fotos vão marcar o 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória, que será realizado de 13 a 20 de outubro. Em quatro teatros da cidade (Carlos Gomes, Ufes, Sesi e Carmélia) e também em espaços alternativos, os admiradores das artes cênicas vão se deleitar com as histórias montadas para o palco.

Ao todo serão 23 peças, sendo nove de grupos locais e 14 de companhias de outros Estados, estando entre esses, um convidado especial de Cuba, que vai abrilhantar o evento com duas peças nesse período de trabalho no Brasil. A programação completa está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Cultura, que promove o Festival.

Repercussão

O interesse em torno do evento, que no ano passado mobilizou cerca de 15 mil espectadores, consolida o Festival de Teatro como um marco no calendário cultural de Vitória. "É um momento especial, esperado pelos artistas e pela comunidade, que desde 2005, vem lotando os teatros e aplaudindo as apresentações", disse a subsecretária municipal de Cultura, Elizabeth Caser.

Atriz com 30 anos de experiência na área como técnica cultural, a subsecretária considera que o Festival deste ano obteve repercussão internacional, uma vez que despertou o interesse do grupo teatral de Cuba, que está em São Paulo nos meses de setembro e outubro e manteve contato com a produção da Prefeitura de Vitória para participar do Festival de 2009.

O 5º Festival vai trazer artistas de vários cantos do Brasil, como Acre e Goiás, que terão a oportunidade de mostrar sua arte, bem como grupos de Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A programação mesclada com a participação dos grupos do Espírito Santo vai dar ao público um panorama da diversidade cultural e das tendências que as companhias de teatro estão trabalhando, desde o clássico ao contemporâneo.

Abertura

A abertura do 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória será no dia 13, às 21 horas, no Theatro Carlos Gomes, com a peça In on It, que fez sucesso no Rio de Janeiro este ano. Com direção de Enrique Diaz e texto de Daniel MacIvor, a peça In On It, traz ao palco dez personagens, todos vividos por Emílio de Mello e Fernando Eiras.

O espetáculo se desenvolve em três momentos diferentes. No primeiro, um homem escreve uma peça sobre alguém que sofre um acidente, no segundo, dois amantes veem seu amor terminar e, no último, dois homens contam esta história. Durante o enredo, a peça, o espetáculo e o passado representam três esferas que são apresentadas e fundidas. O cenário é formado por paredes descobertas, duas cadeiras e uma iluminação que caracteriza cada realidade.

Saiba mais sobre Fernando Eiras.

Também no dia 13 de outubro, um espetáculo de um grupo local vai abrir a programação do teatro de rua, às 12h, na praça Costa Pereira. E ainda terão início as oficinas de teatro de rua, no auditório da Fafi.

Serviço

Teatro Carlos Gomes: Praça Costa Pereira, 25, centro de Vitória - Tel. 3132.8399
Teatro Universitário: Av. Fernando Ferrari, compus de Goiabeiras - Tel. 3335.7821
Teatro do Sesi - Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha - Tel. 3334.7313
Teatro Carmélia - Alameda Novo Império s/nº, bairro Santo Antônio. Tel. 3222.8444


Voltar ao topo da página