Notícias
Defesa Civil de Vitória realiza primeiro módulo de capacitação de voluntários
Publicada em 28/06/2019, às 18h40
Por Melissa Künsch, com edição de Melissa Künsch

A Defesa Civil de Vitória realizou nesta quinta-feira (27) o primeiro módulo de capacitação de voluntários para o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O curso aconteceu no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) com a participação de 130 voluntários moradores de Vitória.
No primeiro módulo, o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, mostrou aos voluntários como o órgão funciona e destacou o papel que os voluntários podem desempenhar em situações de desastres.
“Os novos voluntários poderão atuar junto aos NUPDECs em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências, como sinalização e evacuação de áreas de risco, campanhas de doação, simulados de preparação para o desastre, acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência, entre outras atividades”, explicou Jantorno.
A capacitação de voluntários contará com mais quatro módulos. No dia 11 de julho, o tema será risco geológico; em 25 de julho a capacitação será sobre risco estrutural; e dia 8 de agosto a aula será sobre educação ambiental e fiscalização. O último módulo acontece dias 17 e 24 de agosto, no Corpo de Bombeiros, sobre primeiros socorros e combate a incêndios.
Participação
“Eu gostei muito do primeiro dia do curso. Pelo que foi exposto, pudemos perceber que o curso vai apresentar um rico material aos voluntários e será uma grande contribuição à sociedade. Será um diferencial”, disse Elizabeth Rodrigues, uma das voluntárias.
“Parabéns a toda a equipe da Defesa Civil, o primeiro módulo foi muito produtivo”, enfatizou Weslley Vitor, que também é voluntário.
Núcleos
Com o objetivo de envolver a população na prevenção de desastres, Vitória conta com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). Os núcleos, formados por moradores dos próprios bairros, auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações.
“Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização dos desastres”, disse Jantorno.