Notícias
Cultura homenageia mães com contação de histórias, poemas e música
Publicada em 07/05/2021, às 14h59
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
"Eu tenho tanto pra lhe falar. Mas com palavras não sei dizer..." É nesse clima, embalada pela canção de Roberto Carlos, que a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), homenageia todas as mamães neste domingo (9), no canal do YouTube da PMV.
Serão duas ações. Às 10 horas, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim exibe, dentro do projeto "Viagem pela Literatura", a atividade "Contação de Histórias – Especial Dia das Mães", com narração de histórias e recitação de poemas.
Ao meio-dia, a violinista e instrutora da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi Gabriela Queiroz apresenta dois números musicais repletos de harmonia e afeto.
"Acredito que os sentimentos de amor e de gratidão são os que movem essa data, e nós, da Prefeitura de Vitória, jamais poderíamos deixar que um dia tão especial passasse em branco. Um feliz Dia das Mães a todas essas guerreiras!", disse o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.
Contação de histórias
Inspiradas pelo sentimento de carinho, as contadoras de histórias do grupo Chão de Letras, criado a partir das oficinas e cursos oferecidos pelo "Viagem pela Literatura", apresentam textos de gratidão, reflexão e curiosidades sobre as mães.
A "arteira nômade rompendo as fronteiras entre arte, saúde e educação", como se intitula Jeanine Pacheco, abre o evento com a poesia "Imortalidade das mães".
A seguir, Luciana Merçon apresenta um conto do Japão sobre as tradições orientais relacionadas às mães.
Fechando o trio, Kika Amorim narra o conto "Mamãe é uma Loba", do escritor e educador Ilan Brenman, um dos autores mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira.
Música e afeto
De entrada para o almoço do Dia das Mães, serão servidos música boa e afeto. Às 12 horas, a violinista Gabriela Queiroz, que já participou de inúmeros festivais no Brasil e no exterior, apresenta um número de Roberto Carlos e outro de Pixinguinha.
A surpresa fica por conta da participação da filha da musicista, a pequena Helena Queiroz, que, aos 6 anos de idade, toca violino e é aluna de balé da Fafi. Momentos de fofura estão garantidos!