Notícias
Cultura capixaba, teatro, música e dança em Mostra Cultural do Polo Americano
Publicada em 25/06/2010, às 15h30
Por Lorena Bosi, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Filipe de Paula

"Ser capixaba é muito legal!". Esse é o tema da Mostra Cultural do Polo Americano Batista, que acontece desta terça (29) a sexta-feira (02), e tem a expectativas de receber mil estudantes da rede municipal de ensino.
Todos os dias, a extensa programação terá início logo pela manhã, às 8h30. Entre as atividades, estão apresentações de dança, teatro e música, produzidas a partir das oficinas oferecidas pelo Polo.
Essas atividades, segundo o coordenador do Polo, Fernando Santos de Aquino, têm como objetivo reavivar a cultura do Estado e despertar nos estudantes o orgulho de ser capixaba.
"Nossa intenção é trazer um pouco da cultura do Espírito Santo nesses quatro dias. Para isso, vamos trazer bandas de congo e artistas locais. Os alunos vão apresentar esquetes que retratam lendas capixabas, expor mosaicos, modelagens em argila, vídeos, músicas e trabalhos com temas regionais. Enfim, será uma verdadeira promoção dos costumes da nossa terra", afirma.
A mostra também vai contar com a presença de convidados especiais. O primeiro deles é a contadora de histórias e professora da rede, Silvana Sampaio, na terça-feira (29). A semana segue com apresentações da banda de congo Viramundo e do cantor e compositor Carlos Papel. Os alunos terão ainda um momento com o escritor Sérgio Blank e, finalizando a mostra, na sexta-feira (02), tem pagode com o grupo Sambadeira, pela manhã, e um encontro com o artista plástico Irineu Ribeiro, às 15h.
O Polo Americano Batista é um espaço de educação não-formal, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes entre seis e 17 anos de idade, alunos de 20 unidades de ensino vinculadas ao Programa de Educação em Tempo Integral da Prefeitura de Vitória. Ele está situado no antigo Colégio Americano Batista, no Centro.