Notícias

Cotidiano da Ilha das Caieiras é foco da exposição "Narradores da Maré"

Publicada em 11/08/2014, às 16h07 | Atualizada em 12/08/2014, às 12h26

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Narradores da Maré
Tradições da Ilha das Caieiras, como a vida dos pescadores, estão retratadas na exposição "Narradores da Maré"

Fotografias, histórias e narrativas do cotidiano do bairro Ilha das Caieiras compõem a exposição "Narradores da Maré", que acontece desta quarta (13) até o dia 29 no Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador).

A abertura será nesta quarta (13), às 16h30. Com entrada gratuita, a mostra tem o incentivo da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e será realizada pelo professor Soler Gonzalez. Durante a exposição, acontecerão atividades socioambientais e serão ministradas oficinas de cinema de animação, produção de roteiro e curta-metragem. A exposição está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 16 horas.

O projeto "Narradores da Maré" foi idealizado por Soler Gonzalez no decorrer de sua tese de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujo tema é "Educação Ambiental autopoética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas".

"A exposição e as oficinas de cinema de animação objetivam potencializar os saberes geográficos e a educação ambiental entre os moradores e estudantes. A educação é produzida nas relações com o bairro, o manguezal e as escolas, entendida como prática do bairro e relacionada com as artes de narrar, pescar, morar e cozinhar na Ilha das Caieiras", explicou o professor.

As oficinas de animação acontecerão entre 25 e 29 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar, na Ilha das Caieiras, das 13 às 17 horas.

Público

Divulgação Semc
Narradores da Maré
Alunos das escolas municipais vão participar das atividades desenvolvidas na exposição

As atividades socioambientais e culturais vão envolver moradores e escolas da Ilha das Caieiras. O foco será a realização de oficinas de cinema de animação, que terão apoio do Instituto Marlin Azul. Para Gonzalez, a ação oportunizará aos estudantes, professores, pescadores, desfiadeiras e moradores locais o conhecimento de algumas técnicas do cinema de animação. Disso resultará a elaboração de roteiro para um curta-metragem didático a ser distribuído entre as escolas municipais de Vitória. "A intenção é contribuir como subsídios pedagógicos e curriculares às práticas docentes no ensino de Geografia e de áreas afins", disse o professor.

Extensão

Soler anunciou que este ano o projeto “Narradores da Maré” ganhará uma nova versão, na forma de projeto de extensão da Ufes, com foco nas ações de formação de professores de Geografia e de demais áreas de ensino. O material da exposição contemplará as ações do projeto de extensão “Narradores da maré: geografias dos manguezais da baía de Vitória e formação de professores/as", sendo possíveis o agendamento e a visitação da exposição nas comunidades escolares das áreas de manguezais de Vitória.

Na sua avaliação, a iniciativa contribuirá com "abordagens curriculares interdisciplinares comprometidas politicamente com as problemáticas socioambientais da cidade de Vitória e das comunidades que vivem e sobrevivem dos manguezais da baía de Vitória".

Serviço

Exposição “Narradores da Maré”

Onde: Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador) – Ilha das Caieiras

Quando: de 13 a 29 de agosto. Abertura será nesta quarta (13), às 16h30

Entrada gratuita


Voltar ao topo da página