Notícias

Contação de história diverte e promove inclusão em Cmei no Forte São João

Publicada em 10/05/2023, às 15h25 | Atualizada em 10/05/2023, às 15h27

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Cmei RJNP
Contação de história no Cmei TI Robson José Nassur Peixoto. (ampliar)

Fábulas, contos de fadas, histórias que trabalham o lúdico e a imaginação. A contação de histórias é a prática de contar em voz alta uma narrativa, utilizando ou não elementos lúdicos nesse processo. Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve, narrar histórias para as crianças permite que os pequenos iniciem um processo de construção de sua identidade social e cultural.

No Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Robson José Nassur Peixoto, no Forte São João, a turma do grupo 6 vivenciou uma atividade que foi pensada para trabalhar a diversidade e identidade das crianças, com foco na inclusão. Foram realizados momentos de interação com as crianças, trabalhando suas origens e a cultura afro-brasileira.

A história escolhida foi "Menina bonita com laço de fita", de Ana Maria Machado, que conta sobre uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os "conselhos" da menina, mas continua branco.

A turma trabalhou a história em sala de aula e fez uma encenação. O narrador escolhido foi Abraão Lucca, matriculado na turma do grupo 6 e que tem transtorno do espectro autista.

"Foi um momento pensado com muito carinho e propósito. Com a história, a turma trabalhou a valorização da raça, as diferenças, respeito e igualdade. As crianças abordam esse assunto com muito entusiasmo e curiosidade. E é importante para que possamos entender que todos somos iguais, independente de qualquer tipo de diferença", destacou a diretora da unidade de ensino, Célia Pereira.

De maneira lúdica, a turma do grupo 6 trabalhou conceitos de autoconhecimento, de valorização e respeito às diferenças, além da autoestima das crianças. A contação de história terminou com muitos aplausos e aquele gostinho de quero mais! Com tanto sucesso, a atividade será feita novamente com a turma, desta vez, a partir do livro "Mirandinha", da escritora capixaba e professora Noélia Miranda.


Voltar ao topo da página