Notícias

Consulado Americano realiza formação para bibliotecários da rede municipal

Publicada em 05/05/2014, às 17h23

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Emef experimental da Ufes
Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental contam com o auxílio de bibliotecários

Uma visita mais do que especial do Consulado dos Estados Unidos a Vitória está fazendo com que os 54 bibliotecários das 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef´s) aguardem com bastante expectativa os encontros dos quais vão participar nestas terça (6) e quarta-feiras (7).

Trata-se do seminário "Bibliotecas Escolares: outros sentidos possíveis", no qual autoridades no assunto vão falar sobre as práticas modernas que estão acontecendo nas bibliotecas escolares.

Os encontros acontecerão a partir das 9 horas no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Uma das principais palestrantes será a diretora geral do Centro de Informações e Pesquisas (IRC), Elenita Tapawan, que é responsável por esse tipo de iniciativa nas Embaixadas dos Estados Unidos no Brasil, Colômbia e Paraguai.

Ela começou a trabalhar para o Departamento de Estado Americano em 2010 e já ocupou cargos na Cidade do México e em Washington, D.C. É graduada em Estudos da Língua Espanhola e Filosofia pela Universidade do Estado de New York e possui dois mestrados: um em Estudos Asiáticos, com foco na cultura japonesa, e outro em Biblioteconomia e Ciência da Informação, ambos pela Universidade do Havaí.

Livros

Outra importante participação no evento será de Rick Rosemberg, que é o diretor do Escritório Regional de Ensino de Inglês da Embaixada no Brasil (RELO). Rick é muito conhecido como o "pai" do videogame Trace Effects. Ele também desenvolveu o portal de inglês americano para educadores e alunos de inglês como língua estrangeira (EFL) em todo o mundo. Além da palestra, ele fará doação de materiais para o acervo de cada biblioteca participante do seminário.

Estudiosa

Também estará na Seme a estudiosa Bernadete Campello, doutora em Ciência da Informação e mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

É autora dos livros "Biblioteca Escolar: conhecimentos que sustentam a prática", "Biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica", "Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola". Ela ainda coordenou a tradução e adaptação de "Como usar a biblioteca na escola" e "Como orientar a pesquisa escolar", ambos de Carol Kuhlthau, professora da Universidade de Princeton, nos EUA.

Bibliotecários

Esse tipo de seminário faz parte de um dos principais objetivos do Centro de Informação e Pesquisa da Embaixada dos EUA no Brasil, que apoia a Lei 12.244/2010, que estabelece que até o ano de 2020 todas as escolas públicas devem ter uma biblioteca.

Em Vitória, essa é uma realidade desde 2005. Ou seja, desde cinco anos antes da criação da lei, cada uma das 53 Emef´s de Vitória já possuía um acervo de biblioteca próprio, com profissional da informação de nível superior responsável pelo espaço.

  • Confira a programação clicando aqui.

Voltar ao topo da página