Notícias
Centro de Referência acompanha idosos em asilos da capital
Publicada em 17/06/2021, às 18h02 | Atualizada em 17/06/2021, às 18h02
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) acompanha quem vive em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da capital.
Além do monitoramento epidemiológico em relação à Covid-19, a equipe monitora outras questões relacionadas à saúde desse público, por meio dos profissionais do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai).
Apesar de todos que vivem e trabalham em asilos filantrópicos já terem recebido as duas doses do imunizante, o Crai faz esse trabalho de acompanhamento regularmente.
Apenas este ano, os profissionais estiveram nos dois asilos de Vitória oito vezes. Durante as visitas, as equipes reforçaram as orientações de prevenção à Covid-19, avaliaram a saúde dos idosos, realizaram consultas individuais e renovaram receitas de medicamentos.
Além disso, deram encaminhamentos para os casos que demandavam intervenções de maior complexidade e monitoramentos para quem apresentava sintomas respiratórios ou outros problemas de saúde.
"Neste momento de pandemia, o acompanhamento nas instituições contribui para evitar que os idosos se exponham a maior risco de contaminação, sem precisarem sair. Além disso, garantimos a promoção da saúde e a qualidade de vida para essas pessoas", explica a referência técnica em Saúde do Idoso de Vitória, Sandra Bissoli.
Atendimento especializado
Em Vitória, as pessoas idosas contam com o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), que oferece atendimento em geriatria e gerontologia.
O serviço é destinado a pessoas acima de 60 anos, moradoras de Vitória, com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, tais como mal de Parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras.
O Crai oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes das unidades básicas de saúde. Trata-se de uma estratégia de apoio às equipes para o manejo de casos mais complexos, com compartilhamento de saberes e práticas visando ao fortalecimento e à ampliação das ações voltadas para a saúde da pessoa idosa.