Notícias

Carnaval: Chega Mais e Boa Vista abrem a última semana de ensaios técnicos

Publicada em 31/01/2023, às 13h05 | Atualizada em 31/01/2023, às 13h11

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Ensaio técnico da Chega Mais
André Sobral
Ensaio técnico da Chega Mais

Pode pegar o tamborim, porque os ensaios técnicos continuam no Sambão do Povo durante essa semana. Na noite desta segunda (30), foi a vez das escolas Chega Mais, do Grupo de Acesso, e da Independentes de Boa Vista ,do Grupo Especial, pisarem na avenida.

A escola azul e branco do Quadro, Cabral e Santa Teresa chegou na avenida com bastante empolgação. Esse ano a agremiação leva o enredo "No Alto do Morro, No Topo do Mundo, Dai ao Quadro o que é da Arte", que fala da arte que nasce na favela, especificamente no Morro do Quadro, que salva vidas nos becos e vielas da comunidade.

O enredo destaca também a música, canto, dança, rima e desenhos de grafite como armas de luta por dignidade e igualdade de todos que moram no alto do morro. Os componentes estavam muito animados, felizes e se reconhecendo no samba e no enredo.

Para a presidente Maria José Gegenheimer, mais conhecida como Zezé, contar a arte do Morro do Quadro tem uma emoção muito especial. "Eu sou uma pessoa apaixonada pelo Morro do Quadro, eu nasci, me criei e tô vivendo tudo nesse local. A minha formação toda é no Morro do Quadro, tudo é lá. Sou muito grata pelas pessoas estarem comigo nesse enredo. Quero levar ao público toda a forma de arte do Morro do Quadro. Nós temos um potencial muito grande de artistas. Artistas do dia a dia e instituições que fazem parte do morro. A gente tem essa potência e vamos levar isso pra avenida." finalizou.

A comissão de frente estava linda e muito bem ensaiada, misturando movimentos da cultura afro e passos de dança contemporânea. A ala 7 trouxe as crianças e jovens do morro, representando o Coral Serenata D Favela. A bateria, ousada e afinada, misturou o samba com batida de funk capixaba, chamada beat fino, uma "pegada" diferente da tradicional ao longo do ensaio.

André Sobral
Ensaio técnico da Chega Mais
André Sobral
Ensaio técnico da Boa Vista

Boa Vista

A vermelha, azul e branca de Cariacica, segunda a desfilar na noite desta segunda, veio trazendo muita alegria e samba na ponta da língua dos integrantes da escola. O enredo tem o tema "Humor: Tanto Riso, Oh, Quanta Alegria...No Tom da Canção a Boa Vista Contagia", que fala de bom humor, exaltando momentos e grandes comediantes da história e que contribuíram para a alegria dos brasileiros. A águia entrou pesada, mostrando que veio preparada pro dia do desfile.

O presidente e intérprete da escola, Emerson Xumbrega, conta como está sendo preparar o carnaval neste ano e a importância do ensaio técnico.

"Primeiro eu quero agradecer pelo carinho. Com muita dificuldade a gente faz o carnaval, mas a gente faz porque a gente gosta. É a cultura do nosso povo capixaba, cultura do Brasil. E nosso Estado tem o terceiro melhor carnaval do Brasil, então a gente tem que fazer bonito. O ensaio técnico é o último contato pra você acertar o que você acha que está dando errado. É um momento de extrema importância pras escolas, é o momento que você tem a noção de que pode fazer mais ali, diminuir aqui. Só tenho a agradecer a Liga, e ao presidente Neto pela capacidade e por toda essa estrutura para atender as escolas de samba. Vamos nessa e viva o carnaval capixaba!"

A escola cantou o samba do início ao fim. As alas estavam muito bem coreografadas, e os componentes vibrando e colocando o público pra cima. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Bruno Santos Filho e Vanessa Santos Benitez, destacaram-se pela sintonia e leveza. Os ensaios técnicos acontecem até quinta-feira (02).

André Sobral
Ensaio técnico da Boa Vista
André Sobral
Ensaio técnico da Boa Vista

Voltar ao topo da página