Notícias
Carnaval 2015: Circo, batuque e fé na primeira noite de desfile de blocos
Publicada em 16/02/2015, às 12h25
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


A criatividade e a irreverência marcaram o primeiro dia de desfile dos blocos carnavalescos no Centro Histórico de Vitória, na noite de domingo (15). Religião, batuques e o mundo do circo animaram e encantaram o público que foi curtir a folia no segundo dia de Carnaval.
Quem abriu o desfile foi o bloco Acadêmicos do Samba, que levou a religiosidade para a avenida, homenageando a paróquia do bairro. Com fantasias que faziam menção aos símbolos do catolicismo, o bloco percorreu a Avenida Jerônimo Monteiro com um carro que reproduzia a cúpula de uma igreja.
Na sequência, o Amarra o Burro levantou o Centro de Vitória. O bloco falou da alegria das batucadas em seu enredo, que citava os antigos carnavais na letra, e fez referências à religião afro-brasileira, com destaques vestidos de orixás, além de um carro com o personagem título do bloco. Integrantes da bateria da Unidos da Piedade tocaram no bloco e a ala infantil encantou o público.


Encerrando os desfiles, os Lagartos Voadores uniu a alegria do Carnaval à magia do circo. Fantasiados de mágicos, os músicos da bateria deram o ritmo do bloco, que transformou a Jerônimo Monteiro em um picadeiro. Gorila, palhaço, equilibristas e uma grande tenda encheram de cor e alegria a festa no Centro de Vitória.
Programação
A programação continua nesta segunda-feira (16), a partir das 20 horas, com a apresentação de mais quatro blocos na Avenida Jerônimo Monteiro: Furiosos do Samba, Não Empurra que é Pior, Pinduraí e Tradição da Ilha. Na Praça Costa Pereira, quem sobe ao palco são os cantores Emerson Xumbrega e Dorkas.
Na terça (17), Leley do Cavaco e Ciara animam a Praça Costa Pereira e, na Praça Oito, o clima dos antigos carnavais está de volta com as apresentações da Banda Guardiões do Corso e, encerrando a folia, Ronaldo Rossman. Todas as apresentações começam a partir das 20 horas.

