Notícias

Capixabas se destacam no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Publicada em 26/11/2014, às 15h28 | Atualizada em 26/11/2014, às 16h07

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
14º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático
Bombeiros disputaram Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático na praia de Camburi

O Espírito Santo conquistou os títulos brasileiro e sul-americano no 14º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático (Sobrasa Rescue / Vitória 2014), que aconteceu na capital nos últimos dias 21 e 22. Além disso, o Estado também foi destaque nas categorias individuais.

A delegação capixaba participou do evento com 32 competidores do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, cuja equipe era composta por mergulhadores e socorristas que trabalham nos atendimentos emergenciais da corporação com qualificações em operações de salvamento aquático, embarcações e inundações.

"Acredito que esse número se deve à vontade de representar bem o Estado, termos uma boa equipe, uma superação pessoal em vencer e, acima de tudo, o amor pela nossa profissão", disse o tenente-coronel Adeilton Costa Pavani.

O maior torneio do gênero na América Latina foi disputado por 14 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Espírito Santo. Ao todo, foram 238 bombeiros e guarda-vidas participando da competição, que ainda contou com a presença de profissionais do Chile e Uruguai.

Divulgação Corpo de Bombeiros
Campeonato Bombeiros
Atletas do Espírito Santo tiveram destaque na competição e subiram ao pódio

A soldado Mariana Barcelos Coelho, de 31 anos, há cinco anos e meio no Corpo de Bombeiros, comemorou a conquista na categoria L (até 35 anos): "Achei muito importante esse intercâmbio de conhecimento. É a primeira vez que participo. Agora, irei treinar mais para o próximo ano e vou continuar nadando e correndo. Quando chegar mais próximo da competição, irei treinar as específicas, como salvamento com pranchão e life belt".

Foram disputadas as seguintes modalidades: provas de aquatlhon, salvamento aquático com nadadeira e tubo de resgate, salvamento aquático com pranchão e corrida à nadadeira. As competições aconteceram na praia de Camburi.

Já na piscina do clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira, aconteceram as provas de 50 metros livres com reboque de manequim, 100m reboque com manequim com uso de nadadeiras e coletiva, revezamento 4×25 metros com reboque de manequim e revezamento medley 4 x 50 m.


Voltar ao topo da página