Notícias

Banco de Alimentos realiza ação educativa em abrigos para pessoas em situação de rua

Publicada em 12/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 12/05/2025, às 17h55

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

A equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza está empenhada na promoção de ações educativas para garantia da segurança alimentar e nutricional, reservando uma semana intensa de atividades em diferentes espaços socioassistenciais de Vitória. Nesta segunda-feira (12), as nutricionistas foram ao Abrigo para População em Situação de Rua para falar sobre alimentação e doenças crônicas.

As atividades foram conduzidas pela nutricionista Débora Ruama Valentim e pela estagiária de Nutrição Geisa Oliveira Lima. Na quarta-feira (14), será a vez dos acolhidos do Abrigo Institucional de Adultos e Famílias (Abrigo I) receber a equipe, que tratará sobre alimentação, drogas e violência. A atividade será conduzida pelas nutricionistas Sara Rodrigues Alves e Eliana Cirilo.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Roseane Fernandes, destacou que conversar sobre alimentação, doenças crônicas, drogas e violência é essencial para promover a saúde, prevenir complicações e garantir direitos e cuidados adequados à população em situação de rua. "Estas ações educativas são orientadas pelas nutricionistas responsáveis pelos acolhimentos para adultos são importantes neste processo de autonomia das pessoas que estão em vulnerabilidade extrema", comentou Roseane.

A equipe do Banco de Alimentos enfatiza a importância da ação. "Segurança Alimentar e Nutricional tem muito a ver com essa temática, pois alimentação, droga e violência compartilham algo em comum que muitas vezes não percebemos: os três afetam diretamente o nosso corpo. Por isso, é fundamental repensar o papel da alimentação nas relações sociais, comunitárias e familiares, e refletir sobre como podemos nos conscientizar desse agravo ao nosso corpo e suas consequências", explicam as nutricionistas Eliana Cirilo e Sara Rodrigues.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, comentou que as ações educativas de segurança alimentar e nutricional reforçam a atuação da secretaria na garantia do direito à alimentação.


Voltar ao topo da página