Notícias

Balneabilidade: Vitória conta com 13 praias próprias para banho

Publicada em 30/07/2015, às 10h22 | Atualizada em 30/07/2015, às 11h14

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Mariana Garcia
Praia da Ilha do Boi
Praia da Ilha do Boi é um dos pontos considerados próprios para banho em Vitória

Uma análise semanal indica como está a qualidade das praias de Vitória, seguindo padrões do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Na capital, as coletas e as análises bacteriológicas das amostras de água são feitas em 25 pontos da orla.

O último levantamento da balneabilidade aponta que há apenas cinco pontos impróprios para banho: Mata da Praia (em frente à avenida Adalberto Simão Nader - Camburi); Ilha do Frade (primeira praia à direita); praia de Santa Helena (200m à esquerda das barracas da Curva da Jurema); Ilha do Boi (praia da direita); e Praia do Suá (Praça do Papa).

Outros sete pontos estão interditados: canal de Camburi (lado direito do píer de Iemanjá); canal de Camburi (Ponte da Passagem); Praia do Canto (80m à esquerda da ponte da Ilha do Frade); praia de Santa Helena (100m à direita da ponte da Ilha do Frade); praia do meio (embaixo da Terceira Ponte); praia das Castanheiras (perto do antigo bar do Bigode) e praia de Santo Antônio (praça Dom João Batista).

Mas a maioria das praias de Vitória é considerada própria para banho. São 13 no total: duas em Jardim Camburi; praia de Camburi (100m à esquerda do 2º píer); Mata da Praia (esquina com avenida Nicolau Von Schilgen); duas em Jardim da Penha (Camburi); Camburi (150m à esquerda do píer de Iemanjá); Praia do Canto (80m à direita do Iate Clube); duas na Ilha do Frade; praia de Santa Helena (praça dos Desejos); Curva da Jurema (em frente às barracas) e Ilha do Boi (Praia Grande). 

 

Qualidade

Carlos Antolini
Elevado de Guarda Vidas
Balneabilidade indica a qualidade das águas das praias de Vitória: Camburi tem pontos próprios para banho

A balneabilidade das praias é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. "Após os resultados, divulgamos amplamente os pontos próprios, impróprios e interditados para banho, que devem ser considerados durante uma semana. Placas sinalizam esses locais para os frequentadores", disse a coordenadora de Monitoramento Atmosférico, Hídrico e do Solo de Vitória, Márcia Soares Gomes de Oliveira.

Avaliação

Para realizar a avaliação parasitológica nas praias de Vitória, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) criou o Programa Municipal de Qualidade de Areia, que é executado pelo laboratório do órgão.

O objetivo é avaliar as condições sanitárias das areias. O trabalho é realizado por meio de análises e pesquisas de helmintos parasitas e ovos em amostras de areias colhidas em creches e escolas públicas, parques, praças e praias do município. As amostras são colhidas a cada semestre ou quando há indicação de outros setores técnicos responsáveis pela manutenção desses espaços.

Matéria relacionada

Vitória realiza controle reprodutivo de animais


Voltar ao topo da página