Notícias
Alunos de escolas de Carotoíra e Bairro da Penha caem no samba com Família Real
Publicada em 28/02/2014, às 16h19
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Janaína Zambelli


O intervalo entre o Carnaval de Vitória e o Carnaval do Brasil não foi de descanso para a Família Real 2014, não senhor. Somente nesta sexta-feira (28), o Rei Momo Achiles Tadeu, a Rainha Ana Paula Corrêa e as princesas Pamela Paganini e Marise Meringueti estiveram duas vezes no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sinclair Phillips, em Caratoíra, tudo para fazer a alegria da garotada nos turnos matutino e vespertino.
Visita da Família Real do Carnaval exige samba no pé, que, por sua vez, exige tambor, tamborim, surdo, chocalho, cuíca, etc. Então, para fazer dessa visita um momento mais do que especial, quem acompanhou a realeza do samba capixaba foi a grande vencedora do Grupo B do Carnaval de Vitória, a escola de samba Novo Império, cujo grêmio recreativo pertence ao bairro Caratoíra, onde também está localizado o Cmei, e há 13 anos faz a visita à unidade escolar.
As famílias capricharam nas fantasias dos pequenos e puderam participar do "13º Baile Mirim Vermelho e Preto" da unidade. Na passarela do samba do Cmei, podiam ser notadas crianças de várias idades e tamanhos. Até mesmo quem ainda não aprendeu a andar arriscou um samba no pé, inclusive a cadeirante Camila Collodetti , que, dia após dia, apresenta uma nova melhoria no seu quadro de Síndrome de Edwards.
"A ideia é poder perpetuar a cultura capixaba, incluindo uma das nossas festas mais grandiosas, que é o Carnaval. A ideia, ao trazer esse momento para as crianças, é não deixar essa cultura morrer, afinal eles são o futuro do nosso Carnaval. Sendo assim, por que não trazer para dentro das escolas esse contato direto com a bateria e a Família Real? Nossa intenção é que os pequenos se interessem pela festa e que saiam daqui grandes carnavalescos, componentes da Família Real, destaque de alegorias e foliões comuns que saem nas alas dos desfiles", disse o Rei Momo Achiles Tadeu.
"É muito gratificante poder trazer um pouco da alegria do Sambão do Povo para as crianças do Cmei Sinclair Phillips. Estamos em uma grande família, levando em consideração que temos filhos matriculados aqui e parentes trabalhando também. É de grande importância ver a interação dos alunos com a bateria, a felicidade e a cultura de uma das maiores festas capixabas sendo incluídas desde cedo no conhecimento dos pequenos", comentou o diretor de bateria da Novo Império, Marcelino Montenegro.


Bairro da Penha
Os integrantes da Família Real do Carnaval de Vitória foi responsável também por toda a empolgação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, que fica no Bairro da Penha. Lá, a produção também foi caprichada. Professores e alunos estavam com as mais variadas fantasias: fadas, palhaços, princesas, abelhas, bailarinas e personagens de desenho animado.
"Eu gosto muito do Carnaval. É bem colorido, brilha, as pessoas se fantasiam, e tem uma música bonita, rápida, que dá pra dançar bem depressa". Essa foi a forma que a pequena Karen dos Santos, de apenas 9 anos, encontrou para expressar o desejo quase incontrolável de sambar quando quem gosta de samba ouve o som do tamborim.
Mas Carnaval não foi só motivo de festa na Emef Zilda Andrade. O diretor da escola, Vicente Santos Duarte, disse que durante toda a semana os alunos estudaram a história do Carnaval, aprenderam algumas das tradicionais marchinhas e, ainda, conheceram os instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba.

