Notícias
Alunas da Fafi se destacam com sete premiações em Festival Internacional de Dança do Espírito Santo
Publicada em 26/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 26/05/2025, às 15h02
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais uma vez as jovens bailarinas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) se revelaram como estrelas fulgurantes no palco do Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, durante a segunda edição do Grande Prêmio Internacional de Dança do Espírito Santo, realizada entre a última sexta-feira (23) e domingo (25).
Nas doze coreografias, que encantaram o público, elas teceram histórias e emoções que transbordaram além dos gestos. Diante de olhares atentos, as apresentações não apenas moveram corpos, mas tocaram almas, revelando a arte e a força de cada estudante.
Ao final, a magia foi premiada: cinco terceiros lugares, dois segundos lugares, uma indicação de melhor bailarina entre as cinco finalistas, além de um top 5 em coreografia que iluminou o talento e a dedicação das estudantes.
O festival, uma ode à dança, teve a missão de cultivar o aprimoramento, abrir portas para intercâmbios culturais, bolsas de estudo e experiências internacionais: um verdadeiro convite para sonhar e voar.
Com 29 bailarinas divididas entre as turmas do Curso Básico e Técnico, a Fafi apresentou 12 coreografias, sustentadas pela direção artística dos cinco coreógrafos: Julia Moraes, Gil Mendes, Aline Charpinel, Crislane Pereira e Karla Rodrigues.
"Esta foi uma participação que transcendeu a competição. Foi o abraço profundo com a dança em sua essência mais pura. Uma jornada que nos oferece intercâmbio, visibilidade e crescimento para nossas artistas. É o compromisso de formar com excelência, nutrindo sonhos e caminhos", declarou a coordenadora da Fafi, Fátima Rodrigues Burzlaff.
O festival, que contou com a organização de Helen Moreira (direção executiva) e Gustavo Ribeiro (direção artística e produção), reuniu mais de 600 pessoas, incluindo artistas, público e jurados.
"Ver a Fafi brilhar neste e em tantos outros palcos é reconhecer que nossa cultura se fortalece quando abrimos espaços e celebramos os talentos que nascem em nossa terra. A dança aqui não é só movimento, é um caminho que democratiza as artes e eleva nossa cidade", declarou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
Confira as premiações:
3° Lugar
Coreografia : A Fantástica Fábrica de Chocolate
Coreógrafo: Gil Mendes
Turma: 4ª série vespertino
2° Lugar
Coreografia: Ímpeto
Coreógrafa: Julia Moraes
Bailarinas: Isabela Nery e Bruna Mandelli
3° Lugar
Coreografia: Interestelar
Coreógrafa: Aline Charpinel
Bailarinas: Isabela Nery e Bruna Mandelli
3° Lugar
Coreografia: Central do Brasil
Coreógrafa: Karla Rodrigues
Bailarinas: Júlia Thomas e Lunna Silva de Oliveira
3° Lugar
Coreografia: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Coreógrafa : Aline Charpinel
Bailarinas : Bárbara Charpinel, Bruna Mandelli, Ester Brum, Isabela Nery, Laura Andreatta, Sarah Almeida, Teodora Schneider
2° Lugar
Coreografia: A Lista de Schindler
Coreógrafa: Aline Charpinel
Bailarinas: Barbara Charpinel, Ester Brum, Teodora Schneider
3° Lugar
Coreografia: Pantera Negra
Coreógrafo: Gil Mendes
Bailarinas : Bárbara Charpinel, Bruna Mandelli, Ester Brum, Isabela Nery, Laura Andreatta, Sarah Almeida, Teodora Schneider
Indicação de Melhor Bailarina
Indicada Top 5
Ganhadora bolsa de estudos Caio Nunes Xdance
Convidada para dançar na Noite de Gala
Coreografia: Macabéa
Coreógrafa: Clara Conti
Bailarina: Clara Conti
Indicação Top 5
Coreografia: O Som da Liberdade
Coreógrafa: Aline Charpinel
Bailarina: Laura Andreatta