Notícias

Agentes da Guarda Municipal usa celular para consultar dados e gerar ocorrências

Publicada em 13/12/2018, às 13h51 | Atualizada em 04/10/2019, às 16h09

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Novos Smartphones para a Guarda Civil Municipal
Agentes de trânsito usam o aparelho celular para realizar consultas a vários bancos de dados, além de gerar ocorrências
Leonardo Silveira
Entrega de novos smartphones para a Guarda Civil Municipal
Smartphones são resistentes a água e impacto e visam desburocratizar procedimentos para agentes fazerem ocorrências

Mais agilidade e eficiência no trabalho dos agentes da Guarda Municipal em Vitória. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) lançou, na manhã desta quinta-feira (13), o Guarda Online. Por meio do programa, os agentes da Guarda Civil Municipal recebem um smartphone para suas atividades cotidianas.

São 75 aparelhos robustos, da marca Caterpillar, resistentes a água e impacto. Foram investidos R$ 322.536,40, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg) e do convênio com Senasp/Ministério da Justiça para aparelhamento tecnológico da instituição.

A partir desta sexta (14), os agentes já poderão trabalhar em um único ambiente para realizar consultas a vários bancos de dados, além de gerar ocorrências com o aplicativo que está em desenvolvimento, contratado em parceria com a Semus.

Com o novo sistema, será possível desburocratizar procedimentos para fazer ocorrências, além de dar mais transparência e reduzir multas aplicadas por engano.

Tecnologia

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, esse é o resultado do esforço da gestão na busca pela qualidade dos serviços da Guarda Municipal.

"Trata-se de um suporte para os agentes que atuam nas ruas de Vitória. É muito importante fornecer tecnologia para que a função seja segura e gere resultados. E esse é mais um sistema que visa mostrar o reconhecimento da gestão pelo empenho dos agentes da Guarda Civil Municipal", destacou.

Leonardo Silveira
Fronzio Calheira Mota na Comemoração dos 15 anos da Guarda Civil Municipal
Secretário Fronzio Calheira destacou que os equipamentos irão otimizar o serviço dos agentes da Guarda Municipal durante lançamento do Guarda Online
Leonardo Silveira
Entrega de novos smartphones para a Guarda Civil Municipal
"É muito importante fornecer tecnologia para que a função seja segura e gere resultados", disse o prefeito Luciano Rezende

Reforço

"O Guarda Online vai levar a Guarda Municipal do mundo analógico para o mundo digital para desenvolver suas tarefas diárias. Por meio dos smartphones, os agentes estarão menos sujeitos a equívocos na hora de preencher uma autuação, além disso, teremos mais reforço nas ruas pois os mesmos não precisarão voltar à base para realização de ocorrências", explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Aplicativos

Entre os aplicativos instalados nos smartphones, estão Vitória Online, talonário eletrônico, Botão do Pânico, Sinesp Cidadão, QAP, Bike Registrada, Waze, entre outros. Todos visam facilitar e agilizar os trabalhos dos agentes na rua durante as operações de policiamento e fiscalização. 

Ampliação do videomonitoramento

Antes do lançamento do Guarda Online, o prefeito Luciano Rezende e o secretário Fronzio Calheira visitaram a Central Integrada de Operações e Monitoramento, que foi ampliada. O videomonitoramento auxilia na melhor fluidez do trânsito, na segurança e no trabalho de gestão estratégica da cidade.

Além disso, são monitoradas as informações do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, sistema que ajuda na recuperação de veículos roubados e furtados, e do Botão do Pânico.

"A tecnologia é fundamental para garantir segurança, auxiliar na fluidez do trânsito e, principalmente, para dar agilidade na solução de demandas geradas por outras áreas da administração", apontou o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni.

Essas ações são parte comemorativa dos 15 anos da Guarda Civil Municipal.

15 anos da Guarda Municipal

A Guarda Municipal está comemorando 15 anos de atividade.Em 19 de dezembro de 2003, foi sancionada a lei nº 6.033/03, que criou a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).

Funseg

O Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg) foi criado com o objetivo de garantir verbas para a capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal, além de propiciar a compra de novos materiais e manutenção das instalações e sistemas de informação.

Convênio SENASP/MJ

O convênio firmado junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do Ministério da Justiça, possibilitou investimentos aproximados de R$ 600 mil para a compra de 30 computadores, 20 rádios para internet a base e pontos de maiores atendimentos da Guarda Municipal, além de 75 smartphones, além de licenças de bancos de dados que serão utilizados no projeto Guarda Online.

Leonardo Silveira
Comemoração dos 15 anos da Guarda Civil Municipal
Comemoração marcou os 15 anos de existência da Guarda Civil Municipal
Leonardo Silveira
Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento
Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) foi ampliada

Voltar ao topo da página