Notícias

Vitória promove Seminário sobre Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador

Publicada em 05/04/2024, às 16h25 | Atualizada em 05/04/2024, às 16h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador
Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador (ampliar)

Na tarde desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) promoveu o primeiro Seminário em Saúde do Trabalhador, abordando o tema "Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador: Experiências e Desafios". O evento também marcou o início da campanha Abril Verde no município.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador - Cerest Vitória. "Há um ano atrás inaugurávamos o Cerest Vitória nessa data. Esse Seminário é um dos muitos frutos desse serviço tão importante. Estar aqui hoje é motivo de muito orgulho, pois esse evento e esse serviço representam o trabalho de diversas pessoas muito engajadas e comprometidas em levar mais qualidade de vida a todos".

O procurador do Ministério do Trabalho do Espírito Santo, Bruno Fonseca, apresentou os custos financeiros e humanos relacionados a acidentes no trabalho no Brasil e elogiou a iniciativa do município de Vitória pelo evento.

"Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória por inserir o Abril Verde em seu calendário oficial. Além disso, ao unir a Saúde e a Segurança do Trabalho, Vitória aponta mais do que simbolicamente sua posição e indica aos demais municípios do Estado o que eles deveriam seguir. Acidentes de trabalho trazem custos socioeconômicos altíssimos para o Brasil. Em 10 anos, o país já gastou mais de 150 bilhões de reais com benefícios acidentários. E do ponto de vista humano, o Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 47 minutos".

Liliane Graça Santana, coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SESA) destacou o quanto a saúde mental vem sido debatida nos espaços que abordam também a saúde dos trabalhadores, tanto no Espírito Santo como também na esfera federal. "O Abril Verde precisa falar tanto sobre os acidentes que mais acontecem, como também sobre questões que não aparecem tanto nos boletins epidemiológicos, como os adoecimentos em saúde mental, uma vez que estes acontecem em todas as categorias econômicas. Precisamos dar mais visibilidade a esses incidentes e conseguir, a partir disso, fazer políticas públicas mais eficazes e assertivas".

A coordenadora do Cerest Vitória, Diandra Antunes Carvalho, explica que o Abril Verde busca despertar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, principalmente no que se  refere aos transtornos mentais relacionados ao ambiente laboral. "Em um mundo onde o ritmo acelerado das demandas laborais muitas vezes pode afetar negativamente o equilíbrio emocional e psicológico dos indivíduos, é essencial dedicarmos tempo e esforço para compreender e abordar essas questões de maneira eficaz", afirmou.

Leonardo Silveira
Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador
Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador (ampliar)

O evento contou com uma Palestra Magna com o tema "Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador: Experiências e Desafios", ministrada pela psicóloga, especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, interlocutora de Saúde do Trabalhador no ABC Paulista pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Eliana Pintor.

Em seguida os participantes puderam assistir à Mesa Redonda  sobre Desafios no cuidado, rede de serviços, atenção à saúde mental, mediada pelo psicólogo e referência técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), Rodrigo Scarabelli, com a psicóloga e doutora em Psicologia, Roberta Belizário Alves, com o psicólogo do Cerest Vitória, Cleilson Teobaldo, com o médico e responsável técnico do ambulatório Espaço Girassol, José Ernesto, e com a subsecretária de Gestão e Planejamento de Vitória (Seges), Fernanda Mayer.

Cerest Vitória no Abril Verde

Além do Seminário, o Cerest Vitória vai realizar uma série de ações ao longo do mês para promover a campanha Abril Verde, como capacitações e participação da equipe em reuniões intersetoriais nas redes de atenção básica, assistência e educação do município.

O Cerest Vitória também participará de campanhas educativas junto à comunidade acadêmica em parceria com a UFES e EMESCAM, entre os dias 5, 18 e 25 de abril.

A equipe atuará  ainda na preparação do Conselho Municipal de Saúde de Vitória para a IV Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que abordará o tema: "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer."

O encerramento da campanha será no dia 29 de abril, com a participação do Cerest Vitória no II Simpósio de Saúde Mental e Trabalho promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador que acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na ocasião, será apresentada a experiência de articulação do serviço com a Rede de Saúde Mental e Atenção Primária de Vitória.

Abril Verde

O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho, supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.

Estatística de Acidentes

De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses acidentes, os homens são 5.050.836, enquanto as mulheres são 2.447.812. Entre os homens, a taxa de acidentalidade no trabalho caiu de 70,86% em em 2011 para 64,16% em 2022. Já a porcentagem de mulheres que sofreram acidentes de trabalho subiu de 29,14% em 2011 para 35,84% em 2022.  

A Organização Mundial da Saúde no relatório "Diretrizes sobre a Saúde Mental no Trabalho" contabiliza que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido à depressão e ansiedade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, em 2023, foram registradas 149 notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho, representando 1,03% de todas as notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Estado.

Seminário Abril Verde - Saúde Mental e Assistência ao Trabalhador

Voltar ao topo da página