Notícias

Vitória promove mutirão de limpeza e combate à dengue em Redenção e Conquista

Publicada em 22/03/2024, às 13h35 | Atualizada em 22/03/2024, às 13h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Danilo Ascaciba


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro (ampliar)

O combate ao mosquito do Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya não para na capital. Neste sábado (23), a Prefeitura de Vitória vai promover mais um mutirão de limpeza e combate à dengue, agora nos bairros de Redenção e Conquista. 

A ação terá a participação de agentes de combates às endemias e da equipe de limpeza da Central de Serviços e o início da concentração está marcada para às 7h30, em frente à Unidade Básica de Saúde de Conquista.

Três de cada quatro focos do mosquito estão dentro de imóveis

Os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das residências. Os recipientes que mais apresentaram larvas do mosquito eram pratinhos para vasos de plantas, ralos descobertos, lixos mal acondicionados, tonéis de água e pneus.

André Sobral
Quarta de Dengue US Itarare
Mutirão de combate à dengue em Itararé. (ampliar)

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos.

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones  para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos agentes de combate às endemias ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.


Voltar ao topo da página