Notícias

Vitória promove mobilização popular contra mosquito da dengue em Santo Antônio

Publicada em 13/03/2024, às 14h05

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Andre Sobral
Mutirão dengue - Santo Antônio
Nesta quarta-feira (13), ocorreu mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, na região de Santo. Antônio (ampliar)
Andre Sobral
Mutirão dengue - Santo Antônio
Durante a ação, um drone foi utilizado no monitoramento dos locais onde possam haver focos de larvas do mosquito. (ampliar)

As ações para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, continuam a todo vapor em Vitória. Por isso, nesta quarta-feira (13), ocorreu mais uma ação na região de Santo Antônio e, a partir dela, o município vai mobilizar as comunidades da cidade para as Mutirões de Limpeza e Combate à Dengue em todas as regiões da capital, a serem realizados às quartas-feiras.

A mobilização desta quarta (13) contou com a presença de lideranças comunitárias, agentes de combate às endemias, das Guerreiras da Prainha, agentes comunitários de saúde, comerciantes locais e a equipe da Central de Serviços. Até um mini trio elétrico animado pelo educador físico Júnior percorreu algumas ruas de Santo Antônio. Tudo isso para alertar a população de que o perigo da dengue está muito perto e presente das pessoas.

"Estamos empenhados no combate a essa epidemia que vem assolando nosso país, com mais de 1 milhão de casos. Vitória já está com mais de 7 mil casos de dengue e aqui, graças a Deus, não tivemos nenhuma morte. Precisamos muito da comunidade nessa luta contra o mosquito, que já dura décadas, mas não podemos desanimar. Vamos todos juntos promover uma saúde pública com qualidade, cuidando de toda a população", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

O diretor da unidade básica de Santo Antônio, José Mario Funayama também destacou o papel da comunidade no combate à dengue. "Eu só tenho a agradecer pela parceria com a liderança comunitária, movimentos comunitários, comerciantes e à toda a equipe da unidade e da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus)", disse José Mario.

O líder comunitário de Bela Vista, José Valber, mais conhecido como Cesão, fez questão de participar da ação e lembra que já sentiu na pele o quanto a dengue é ruim. "Peguei dengue há muitos anos mas lembro que foi horrível. Além disso, pessoas da minha família, amigos, recentemente minha neta com 11 anos também pegaram dengue. Por isso é importante alertar todo mundo a evitar o mosquito em casa. Se eu, você e todo mundo fizer a sua parte, olhar seu quintal, sua casa, isso ajudaria demais todos nós", declarou.

Três de cada quatro focos do mosquito estão dentro de imóveis

Os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das residências. Os recipientes que mais apresentaram larvas do mosquito eram pratinhos para vasos de plantas, ralos descobertos, lixos mal acondicionados, tonéis de água e pneus.

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list de combate aos mosquitos.

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones  para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Andre Sobral
Mutirão dengue - Santo Antônio
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, lembrou o empenho no combate a epidemia de dengue que vem assolando o país, e que já tem mais de 1 milhão de casos. (ampliar)
Andre Sobral
Mutirão dengue - Santo Antônio
Concentração para o Mutirão de Combate a Dengue (ampliar)

Voltar ao topo da página