Notícias

Vitória é destaque em webdoc: Brasil, aqui tem SUS

Publicada em 20/05/2022, às 11h55

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória é destaque em webdoc
Vitória é destaque em webdoc sobre saúde. (ampliar)

Mais uma vez Vitória é destaque nacional na Saúde. Durante esta semana, uma equipe do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), acompanhou a formação de profissionais no curso Linha de Cuidados às Pessoas em situação de violência, e realizou a gravação do webdoc, que terá duração de 15 minutos.

O curso "Linhas de Cuidado às Pessoas em Situação de Violência" é ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) por meio da Escola Técnica do SUS (Etsus), desde 2011, e tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência, para desenvolvimento de ações de atenção integral à saúde e realização da vigilância contínua das violências interpessoal e autoprovocadas.

"É um curso que investe na ampliação do olhar, do diálogo e das ações intersetoriais, na desconstrução dos mitos e preconceitos. É um trabalho intersetorial que envolve profissionais de nível médio e superior das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos e dos serviços da Rede de Proteção. Nesses cursos são discutidos diversos temas, como diversidades e a violência (étnico-racial, sexual e de gênero), violência contra a mulher, a criança e adolescente e a pessoa idosa; violência sexual; Violências autoprovocadas; Estratégias de Cuidado e Redes de Atenção", destaca a diretora da Etsus, Josenan de Alcântara.

Resultados

Entre os principais resultados do Curso, podemos destacar a capacitação de 929 profissionais, melhoria no diagnóstico do agravo, no manejo e encaminhamento dos casos na rede, inserção das vítimas e famílias na Linha de Cuidado, fortalecimento da Rede de Proteção em Vitória e fortalecimento da articulação Saúde e Educação, com institucionalização de fluxo para comunicação e notificação dos casos a partir da escola.

Webdoc

O webdoc faz parte da websérie "Brasil, Aqui tem SUS" e retrata experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país, premiadas na Mostra Brasil.

Ele terá duração de 15 minutos e estará disponível, em breve, no site do Conasems: www.conasems.org.br.


Voltar ao topo da página