Notícias

Vitória comemora um ano de vacinação contra a Covid-19

Publicada em 19/01/2022, às 17h45 | Atualizada em 19/01/2022, às 18h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube
Prefeito Lorenzo Pazolini Vice-Prefeita Estéfane da Silva Franca Ferreira em visita técnica a SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde
Prefeito Lorenzo Pazolini e a secrteária de Saúde Thais Cohen, acompanhando a chegada das peimeiras doses da vacina, na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). (ampliar)

Há exatamente um ano, Vitória recebia as primeiras doses de esperança contra a pandemia do Coronavírus: as primeiras doses da vacina contra a Covid-19.

Enquanto a ambulância, escoltada por uma viatura da Guarda Municipal, chegava à Rede Frios, da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), todos que trabalhavam no local iam para portas ou janelas de suas salas, ver de longe a tão aguardada vacina.

Tão logo a equipe recebeu as primeiras 4.769 doses do imunizante, iniciou a vacinação dos trabalhadores e residentes do Asilo dos Idosos de Vitória, em Monte Belo. Em seguida, as equipes começaram a vacinar os profissionais da saúde que atuavam na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Esse é um momento para celebrarmos junto com toda a cidade e agradecermos aos profissionais de saúde por toda a dedicação ao longo desse ano. Nosso lema desde o início foi ‘vacina chegou, vacina no braço’, levando para todos os munícipes da nossa cidade as doses de saúde, esperança e vida”, declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

"Foi um dia emocionante, com muita esperança e conforto pela vacina e pelos avanços da ciência. Aproveito para parabenizar esse time de profissionais que vem atuando direta e indiretamente no controle da pandemia. A vacina é o único caminho para preservarmos vidas e para a retomada da economia, da educação, da saúde”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

André Sobral
Vacinação PA Praia do Súa
Vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus. (ampliar)

“Foi um dia de muita alegria e emoção, porque sabíamos que ficaríamos mais tranquilos diante dessa doença. Graças a Deus a vacina chegou para nós”, conta Arlete de Almeida Lírio, 60 anos, há 23 anos trabalhando na equipe de limpeza da Semus.

A emoção também tomou conta da equipe responsável pela vacinação na capital.

“Eu me emociono só de lembrar daquele momento. Sabíamos que seria o início de muito trabalho e empenho de toda a equipe, mas para nós, profissionais da saúde, que acreditamos na ciência, no SUS e no Programa Nacional de Imunização, as vacinas eram a resposta que toda a sociedade precisava”, afirma a referência técnica em imunização de Vitória, Anelisa de Oliveira Moraes.

 “Foi um dia de muita emoção, estávamos recebendo doses de esperança. Depois de vivermos um ano de pandemia com tantas perdas, a vacina trouxe alívio com a possibilidade de mudanças diante de tantas tragédias. Sabíamos que eram poucas doses no início, mas começava ali o processo para salvar muitas vidas”, declara Tatiane Comério, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória.

André Sobral
Vacinação Covid acima de 85 anos
Vacinação contra a Covid-19 parta idosos acima de 85 anos. (ampliar)

Referência nacional

Daquele primeiro dia até esta quarta-feira (19) já foram mais de 800 mil doses aplicadas e quase 332 mil pessoas totalmente vacinadas com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.

Vitória se tornou referência nacional em vacinação disponibilizando uma estrutura completa para imunizar a população. Foram utilizadas 28 salas de vacinação das unidades de saúde, hospitais, postos volantes em igrejas, faculdades e vacinação em domicílios (para pessoas acamadas), com imunizações acontecendo tanto durante a semana como também aos sábados e em feriados.


Voltar ao topo da página