Notícias

Unidades de saúde de Vitória funcionam com horário estendido

Publicada em 06/11/2019, às 09h18

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Agendamento de consultas
US de Jardim Camburi é uma das unidades que oferecem horário estendido para os pacientes

Para ampliar o acesso das pessoas aos serviços de saúde e atender também aquelas que trabalham o dia todo, cinco das 29 unidades de saúde em Vitória funcionam com horário estendido: Jabour, até 19 horas; Jardim Camburi, até 21 horas; Jardim da Penha, até 20 horas; Maria Ortiz, até 20 horas; e Maruípe, até 21 horas.

Nos horários estendidos, as unidades oferecem consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e aferições de pressão arterial e glicêmica, além de atividades de educação em saúde.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, essa medida representa mais qualidade de vida para toda a população da capital.

"Buscamos estar sempre acessíveis à população de Vitória, especialmente nas unidades de saúde. As unidades que funcionam com horário estendido atendem boa parte dos moradores da capital, contribuindo para a realização de atendimentos no tempo oportuno, em ambiente adequado, sem necessidade de esperas no local. Continuaremos trabalhando com foco no respeito e nas demandas da nossa sociedade”, explica Cátia.

Unidades de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde no Brasil. O objetivo serviços é atender, em média, 80% dos problemas de saúde da população de Vitória, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros locais.

Outro objetivo é descentralizar o atendimento, ofertando os serviços de saúde em locais mais próximos das residências dos moradores.

Vitória possui 29 unidades de saúde, onde é possível encontrar diversos serviços de saúde, como consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, além do atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e demais profissionais que auxiliam as equipes de Saúde da Família.

As unidades ainda ofertam serviços como dispensação medicamentos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatite e HIV).

Além dos atendimentos individuais, as equipes de saúde também promovem atividades em grupo de combate ao tabagismo, sobre autocuidado e muitos outros serviços voltados à saúde da população, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).


Voltar ao topo da página