Notícias

Técnica japonesa é utilizada para promover saúde da família em Vitória

Publicada em 14/01/2020, às 16h30 | Atualizada em 15/01/2020, às 09h25

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
origami US Ilha das Caieiras
O material confeccionado foi utilizado também para decorar a Unidade de Saúde

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras (US) tem usado uma técnica milenar para desenvolver a promoção da saúde, o origami. No local, foram expostos 392 tsuru (um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa), que foram trabalhados por adolescentes em acompanhamento pelo núcleo.

A técnica é utilizada em conjunto com orientações e esclarecimentos de profissionais das US de Ilha das Caieiras e Santo André, que compõe o núcleo, para abordar temas variados, tais como violência, perspectiva de futuro, relações afetivas e família.

“Na área pedagógica, o origami transmite conhecimentos, desenvolve a disciplina e harmonia, além de, incentivar a criatividade, concentração e coordenação motora. Isso faz com que o individuo desperte o gosto pela geometria e matemática, e pode ser usado como forma de ilustrar histórias, fábulas, textos, murais e decoração”, explicou a diretora da US da Ilha das Caieiras, Monique Coelho Campos.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica é composto por uma equipe multiprofissional que organiza seu processo de trabalho a partir do matriciamento das equipes de Saúde da Família e das equipes de Atenção Primária.

O seu principal objetivo é produzir integralidade do cuidado, ampliar as ofertas e a resolutividade desse nível de atenção e qualificar os encaminhamentos para outros setores. Esta é mais uma forma de apoiar as equipes da Atenção Básica tanto na organização das ações em saúde em seu território de abrangência, como compartilhar o cuidado individual e coletivo das pessoas ali atendidas.

Vitória possui oito equipes Nasf que dão apoio às equipes de Saúde da Família de treze Unidades de Saúde que são: Santo Antônio, Santo André, Ilha das Caieiras, Resistência, Vitória, Andorinhas, Consolação, Conquista, Jardim da Penha, Maruipe, São Cristóvão, Fonte Grande e Santa Martha.

Cada Nasf é formado por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos e técnicos esportivos que realizam atendimentos (individuais ou em grupo) aos munícipes, a partir de encaminhamentos realizados pelas equipes de Saúde da Família. Outro modo de acessar o atendimento desses profissionais é a partir dos grupos de acolhimento ou das atividades de promoção da saúde ofertadas nas Unidades de Saúde.


Voltar ao topo da página