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Sistema de Informações ao Cidadão completa um ano com 76 mil atendimentos
Publicada em 30/11/2012, às 16h13
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Na capital, os moradores nunca estão desassistidos e sempre têm voz. Seja para fazer uma reclamação no Disque-Silêncio, solicitar a desobstrução de rede de esgoto, a coleta de lixo e a poda de uma árvore ou, simplesmente, pedir informações, como telefones, endereços e horários de funcionamento dos equipamentos e serviços municipais, os cidadãos contam com um canal direto de comunicação com a Prefeitura de Vitória, o Fala Vitória 156.
O sistema, que centraliza as ligações em um único número e otimiza a gestão e o atendimento das demandas, completa um ano de operação neste sábado (1º). O Fala Vitória 156 abrange 417 serviços prestados pela administração municipal. Nele, o cidadão pode receber informações, dar sugestões, fazer reclamações e solicitar serviços.
As ligações são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular e de qualquer telefone público de Vitória. A central funciona na empresa Sollo Brasil, em Bento Ferreira, e está disponível de segunda-feira a domingo, das 6 horas à meia-noite. São 23 operadores capacitados para atender o munícipe. Para acionar a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Disque-Silêncio, o atendimento é 24 horas.

Em um ano, foram cadastrados 76.228 chamados (de dezembro de 2011 até o dia 27 de novembro de 2012), o que corresponde a uma média de 6,4 mil atendimentos por mês. Nesse atendimento, estão contemplados todos os chamados feitos via 156, canais Fale Conosco disponíveis nas páginas das secretarias e órgãos municipais no portal institucional , bem como Ouvidoria e Fale com o Prefeito.
Os assuntos mais demandados são: desobstrução de rede de esgoto e de rede de drenagem pluvial, com 8.260 chamados (11% do total); iluminação pública, com 7.447 (9,97%); Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), com 6.262 (8,38%); fiscalização de transporte coletivo, com 4.183 (5,60%) e Papa-Móveis, com 4.176 (5,59%).
Outro dado que mostra a confiança depositada pelos munícipes no sistema é o número de ligações para o 156. São cerca de 35 mil por mês.
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