Notícias

Servidora da Semus participa de congresso nacional sobre Práticas Integrativas

Publicada em 14/11/2019, às 17h49

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Curso de Aromaterapia com dra Henriqueta Sacramento na PMV
Henriqueta Sacramento se tornou referência em PICS no Brasil graças à gestão dessas práticas em Vitória

A médica homeopata e referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Vitória, Henriqueta Sacramento, participa do II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) e do IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSNE) representando a cidade de Vitória, na cidade de Lagarto, Sergipe, entre os dias 14 e 17 de novembro.

Nesta sexta-feira (15), Henriqueta irá apresentar dois resumos de trabalhos na mesa sobre as PICS no SUS: “A inclusão da alimentação orgânica e hortas comunitárias no planejamento da Política de PICS e promoção da saúde no município de Vitória” e “Fórum Municipal de PICS: Dispositivo de gestão, participação social e formação dos profissionais de saúde e usuários do SUS no município de Vitória”.

Henriqueta se tornou referência em PICS no Brasil graças à gestão dessas práticas. “Em Vitória, temos uma gestão compartilhada, em rede, articulada e integrada entre as PICS e os serviços de saúde. A criação e ampliação, por exemplo, das hortas urbanas comunitárias, uma das práticas integrativas que disponibilizamos em Vitória, estão inseridas no Plano Plurianual da gestão desde 2014. Todos esses fatores fortalecem as PICS como parte da estratégia de promoção da saúde em Vitória”, explica.

PICS

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são realidade na rede municipal de saúde de Vitória em várias formas de promoção do cuidado humano, como tratamentos de acupuntura, fitoterapia, homeopatia, musicoterapia, arteterapia e ioga.

Elas estão disponíveis aos moradores nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória) e em alguns módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

A inclusão da PICs nas ações de estratégias de atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).


Voltar ao topo da página