Notícias

Semmam faz manejo e retirada de árvores mortas na próxima semana

Publicada em 10/01/2020, às 17h53

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Sandro Oliveira
Arvores caídas na Ilha do Boi e Ilha do Frade
As atividades começam na próxima segunda-feira e vai durar toda a semana

Equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) realizarão de segunda-feira (13) a sexta-feira (17) a retirada de árvores que estão mortas, declínio vegetativo ou em risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Giselle Guimarães, afirma que todas as retiradas só são feitas após parecer de técnicos da área. E entre as retiradas alguns destaques para os seguintes exemplares arbóreos.

Um exemplo é um Ipê com sete metros de altura, na Rua Ronaldo Marangoni, n°62, em Morada de Camburi. A planta está inclinada em direção à residência, causando risco iminente. Em substituição será plantada uma muda de árvore Samambaia.

Uma muda com três metros de altura, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, n°.1115, em Jardim da Penha, que se encontra morta também será retirada. Em substituição será plantada uma muda de Oiti.

Um exemplar de Pata de vaca com oito metros de altura, na Rua Florêncio Baptista, n°.428, em Jardim Camburi também vai passar pelo serviço. A árvore possui o tronco doente, característico da espécie.

Também será retirada um exemplar de Ipê rosa na Rua Elzira Vivacqua, n°.501, em Jardim Camburi. A planta se encontra em péssimas condições vegetativas e fotissanitárias devido a infestações. Em substituição será plantada uma muda de Escova de garrafa.

Outro exemplar a ser retirado é uma Palmeira imperial com sete metros de altura, na Rua Leonilda Carnassa Figueiredo, em Tabuazeiro. O canteiro em que a planta está inserida está danificado e suas raízes estão expostas. Além disso, essa espécie não é adequada para calçada e suas raízes se desenvolveram muito, tornando-se incompatível com o espaço físico.

Manejo de arborização

Também na próxima semana equipes da Gerência de Áreas Verdes da Semmam estarão no Parque Padre Alfonso Pastore, localizado em Mata da Praia, que será contemplado com o serviço de manejo de arborização.

Serão manejadas 63 árvores, objetivando efetuar o controle de vegetais invasores que comprometem a qualidade ambiental do parque ou que se encontram em declínio vegetativo. A maior parte das espécies a serem retiradas são Aroeiras, além de Albizia, Ficus, Almesca, Cássia amarela e coqueiro.

Legislação

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no Decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).

Todas as retiradas citadas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente, a Lei Municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.


Voltar ao topo da página