Notícias

Seminário aborda inclusão do aluno com deficiência na educação física

Publicada em 16/09/2021, às 15h24

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Divulgação PMV
VII Seminário Pessoa com Deficiência
VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Na próxima semana acontece, na capital, o VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). Segundo a Lei nº 8.697, cabe ao Comped zelar pela efetiva implementação, defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência junto aos órgãos públicos, setor privado e sociedade em geral.

O conselho, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza o seminário na terça-feira (21), a partir das 14 horas,  e tem como objetivo refletir sobre a busca de novos caminhos para a inclusão das pessoas com deficiência. O tema principal do evento é voltado para conscientização sobre a importância da inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física.

De acordo com a Secretária Executiva do Comped, Jacqueline Freitas, a importância da discussão acontece por muitas vezes os alunos ficarem reclusos durante as aulas.

“Temos o propósito de dar oportunidade ao aluno com deficiência ou mobilidade reduzida a elevar a autoestima, buscarem autonomia, qualidade de vida e sua inclusão social”, explica Jacqueline.

"A realização do VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é um espaço importante para troca e discussões sobre a inclusão e a promoção da pessoa com deficiência. Entendemos que a inclusão perpassa múltiplos aspectos da vida e no Seminário teremos a oportunidade de tratar do esporte como elemento importante para a saúde e socialização de crianças e adolescentes com deficiência. Nossa capital precisa oferecer oportunidades e o Seminário é um importante elemento deste processo de construção coletiva", explica Cintya Schulz, secretária de assistência social de Vitória.

O evento terá a palestra do Professor Doutor José Francisco Chicon, que também é o Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). Contará também com a mediação da professora Tatiana Marques Rodrigues e com a interprete de Libras Marcilene da Penha Bravim.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Vitória, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (Crefito-15) e Laefa/UFES.

Todos os pais, alunos, profissionais e universitários da Educação Física estão convidados a participarem do evento.

Para conter a proliferação do coronavírus, o evento acontecerá de forma remota, ao vivo, pelo Youtube. Para se inscrever basta acessar o link na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/o-comped-convida--vii-seminario-em-comemoracao-ao-dia-nacional-da-luta-das-pessoas-com-deficiencia__1341370).

Para os ineteressado em participar que não conseguirem se inscrever até o dia da palestra, será possível participar por meio do link (https://www.youtube.com/watch?v=RIYqFH3wmgM).

SERVIÇO

VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Tema: Inclusão do Aluno com Deficiência nas Aulas de Educação Física

Quando: Terça-feira (21), às 14 horas

Onde: https://www.youtube.com/watch?v=RIYqFH3wmgM

Classificação Indicativa: livre


Voltar ao topo da página