Notícias

Semana Santa: Vigilância Sanitária orienta comércio de pescados e frutos do mar

Publicada em 25/03/2024, às 17h30 | Atualizada em 25/03/2024, às 17h31

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Camarão

A Semana Santa é uma data em que, tradicionalmente, o brasileiro consome mais pescados. Especialmente no Espírito Santo é o momento de saborear a famosa torta capixaba, além, claro, da moqueca capixaba, pratos recheados de pescados e frutos do mar. Com a aproximação do período, a Vigilância Sanitária de Vitória (Visa), em parceria com o Núcleo Estadual de Vigilância Sanitária e com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), promove uma série de ações voltadas ao comércio dos alimentos mais consumidos nessa época. 

Até o próximo sábado (30), a equipe de saúde estará em diversos locais coletando alimentos para análise microbiológica, reforçando as orientações sobre boas práticas de conservação e vistoriando comércios de pescados. Dentre os locais que receberão os profissionais de saúde estão: 

  • Mercado de peixes da Vila Rubim
  • Praia do Suá, Enseada do Suá próximo ao Sebrae
  • Feiras livres do município que funcionam durante a semana e que comercializam pescados
  • Supermercados
  • Pontos de comercialização de palmito in natura

Dicas para compra de pescados e frutos do mar

"Pescados são muito sensíveis à deterioração, por isso o ideal é comprá-los o mais frescos possível e observar bastante a forma como foram conservados. Isso é necessário para evitar transtornos à saúde, uma vez que consumir esses alimentos de forma errada podem causar complicações à saúde do consumidor", explica a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Maria de Lima.

Confira abaixo algumas dicas importantes para garantir tranquilidade e segurança na seleção dos alimentos usados para preparar as tradicionais refeições dessa data:

Peixes

Antes de comprar qualquer produto de origem animal observe as condições do estabelecimento e as condições de higiene dos manipuladores Verificar se os pescados estão protegidos do sol, poeira ou insetos e armazenados em equipamentos refrigerados ou cobertos com gelo. A exposição a temperaturas inadequadas pode acelerar a deterioração.

Evitar peixes já fracionados, a carne deve estar clara e brilhante, escamas intactas, evitar peixes com as brânquias opacas ou marrons e dar preferência para aqueles com brânquias rosas ou vermelhas
A textura da carne deve ser firme quando for pressionada, evite comprar quando estiver mole e esponjosa

Frutos do Mar

Para saber se o camarão está fresco verifique se a cauda está firme e se estão com cabeça Lagostas, siris e caranguejos devem ser comprados vivos Mariscos, mexilhões e ostras precisam precisam apresentar conchas bem fechadas As lulas e polvos devem ter carne firme e pele brilhante.


Voltar ao topo da página