Notícias

Semáforos com lâmpadas de led trazem mais segurança e economia

Publicada em 05/03/2021, às 07h58 | Atualizada em 05/03/2021, às 17h56

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Setran - Divulgação
Setran moderniza semáforos da cidade
Modernização dos semáforos vai levar mais segurança aos motoristas nos cruzamentos da cidade (ampliar)

Com o objetivo de aumentar a visibilidade e a segurança dos motoristas nas vias, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) está substituindo as lâmpadas amarelas por lâmpadas de led nos semáforos.

A medida torna os cruzamentos da cidade mais seguros e reduz o consumo de energia, pois a lâmpada de led é cinco vezes mais econômica que a halógena (amarela).

A meta é modernizar todo o parque semafórico da cidade, inclusive, com a substituição dos controladores, hoje obsoletos, – pois não se comunicam com a central –, por controladores mais modernos.

Com a modernização, estará garantida a comunicação de todos os controladores do parque semafórico, permitindo o sincronismo dos semáforos, o que aumenta a segurança para motoristas e pedestres e a fluidez do trânsito na cidade.

"Encontramos um desafio muito grande na questão semafórica da capital. Existem semáforos com 20 anos de uso. Existem softwares que não foram atualizados. Estamos desenhando um novo formato de central semafórica para a capital, que ficará pronta ainda em 2021. Acreditamos que, com a tecnologia avançada e os estudos técnicos pontuais, vamos melhorar a fluidez no trânsito da capital", disse o secretário da Setran, Alex Mariano.

Trabalho de rotina

A substituição de focos queimados em semáforos é rotina de manutenção na cidade. A novidade é a substituição de todas as lâmpadas por led.

Matéria relacionada

Semáforos com lâmpadas de led trazem mais segurança e economia


Voltar ao topo da página