Notícias

Saúde de Vitória promove hábitos saudáveis para prevenção e cuidado da obesidade

Publicada em 04/03/2024, às 12h00 | Atualizada em 04/03/2024, às 12h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Obesidade
Segundo dados publicados pelas revista científica The Lancet mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com obesidade.

Nesta segunda-feira (4) é celebrado o Dia Mundial da Obesidade, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar informações sobre a doença e combater o estigma social que a cerca.

Uma pesquisa publicada em fevereiro deste ano na revista científica The Lancet aponta que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com obesidade. Esse estudo mostra que a doença vem crescendo em todo o mundo, mais que dobrando sua incidência entre adultos e afetando cada vez mais crianças e adolescentes.

Segundo dados de 2022, do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 68,88% dos moradores de Vitória estavam com excesso de peso e desses, 35,86% estavam com obesidade. O Sistema indicou que 30,54% das crianças de 5 a 9 anos de Vitória estavam com excesso de peso.

Atendimento multiprofissional

Todas as 29 unidades básicas de saúde (UBS) de Vitória possuem equipes multiprofissionais onde os moradores podem procurar atendimento e orientação para prevenção e cuidados relacionados à obesidade.

Além disso, os munícipes da capital têm acesso ao Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), um programa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cujo objetivo é contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população. Há 15 módulos do SOE distribuídos em diversos espaços da cidade como praças, parques e orlas.

O que é obesidade

A OMS define a obesidade como uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ela também é considerada um fator de risco para uma série de outros problemas, como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, dentre outras.

Além de sedentarismo e má alimentação, outros fatores podem desencadear obesidade como a herança genética, problemas hormonais e questões emocionais, como o estresse.


Voltar ao topo da página