Notícias

Sábado é dia de combate à dengue na Ilha de Santa Maria

Publicada em 08/03/2024, às 15h30 | Atualizada em 08/03/2024, às 15h36

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Os trabalhadores estarão no bairro realizando inspeções e tratamentos em possíveis focos do Aedes aegypti nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores. (ampliar)

Com o número crescente de casos de dengue, a Prefeitura de Vitória organizou para este sábado (9) mais um Mutirão contra a Dengue, desta vez no bairro Ilha de Santa Maria. A ação terá a participação de agentes de combate às endemias e da equipe de limpeza da Central de Serviços.

Os trabalhadores estarão no bairro realizando inspeções e tratamentos em possíveis focos do Aedes aegypti nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito. Além disso, também serão recolhidos entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou que a população é a grande protagonista na batalha contra o Aedes aegypti. 

"Sabemos que a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro de imóveis, em vasos de plantas, ralos, lixo e tonéis de água descobertos. Por isso, a Prefeitura de Vitória vai continuar atuando intensamente e diariamente ao lado dos moradores da cidade, orientando, cuidando e auxiliando no que a população precisar".

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, destacou a importância da união de todos nesse momento. "A parceria entre a Central de Serviços e a Saúde vem dando muito certo e terá continuidade. Queremos estar ao lado das comunidades, ajudando no descarte dos resíduos e com isso, levar mais segurança e saúde para todos", afirmou.

Marcos Salles
Ação de Combate a Dengue em Resistência e Nova Palestina
Durante a ação também serão recolhidos entulhos e lixos depositados nas ruas. (ampliar)

No mutirão realizado em fevereiro desse ano, nos bairros de Andorinhas e Santa Martha, os agentes vistoriaram 660 imóveis onde identificaram 457 possíveis criadouros de mosquito, sendo que 38 deles já possuíam larvas do inseto.

Ações

A Prefeitura de Vitória utiliza a tecnologia dos drones como mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Em março, drones começaram a ser utilizados para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos agentes de combate às endemias e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os agentes.

A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde. O drone é uma ferramenta complementar ao imprescindível trabalho de vistoria do agente de combate às endemias.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. As equipes explicam e deixam uma lista com possíveis locais onde o mosquito pode se desenvolver para que os moradores possam monitorar suas residências toda a semana.

Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), utiliza os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.


Voltar ao topo da página