Notícias

Rede socioassistencial usa a música e o teatro no combate ao trabalho infantil

Publicada em 28/06/2022, às 17h50 | Atualizada em 28/06/2022, às 17h58

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
Sarau do Cajum Bonfim
Sarau de Mobilização promovido pelas equipes da rede socioassistencial de Maruípe. (ampliar)

As equipes da rede socioassistencial de Maruípe promoveram, na noite desta segunda-feira (27), um Sarau de Mobilização. A ação utilizou o poder da música e das artes cênicas para falar com as famílias sobre a importância da erradicação do trabalho infantil e, principalmente, os prejuízos causados às crianças e adolescentes submetidos a essa prática. O evento foi alusivo ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

Uniram-se nessa ação equipes da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Cajun Bonfim; do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). A mobilização contou, ainda, com participação do Movimento Social da Comunidade Coletivo Beco.

Foto Divulgação
Sarau do Cajum Bonfim
Sarau de Mobilização promovido pelas equipes da rede socioassistencial de Maruípe. (ampliar)

Por mais de duas horas, as famílias puderam assistir a apresentações de peças teatrais encenadas e criadas por crianças e adolescentes atendidos pelo Cajun Bonfim. Além de apresentações de percussão, coral e poesia.

A coordenadora do Cajun Bonfim, Singrid Jesus Borges, contou que a ideia de realizar um sarau surgiu após avaliações internas sobre a grande necessidade de se trabalhar o tema (erradicação do trabalho infantil) junto à comunidade. "Em uma de nossas atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cajun identificamos crianças em situações de trabalho infantil", explicou ela.

Foto Divulgação
Sarau do Cajum Bonfim
Sarau de Mobilização promovido pelas equipes da rede socioassistencial de Maruípe. (ampliar)

Singrid contou que, a partir da identificação, foram feitas palestras e conversas com as equipes técnicas dos SCFV e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que abordaram a temática com reflexões dos impactos negativos tanto nos aspectos físicos, psicológico quanto nos sociais ligados ao trabalho infantil.

A secretária de Assistencia Social, Cintya Schulz,reforçou que o trabalho infantil precisa ser combatido. "Ações como estas reafirmam nesse compromisso como política pública e sociedade em garantir a crianças e adolescentes o direito à infância. Trabalho infantil não pode ser naturalizado, precisa ser combatido e encarado como violação de direitos", frisou Cintya. 


Voltar ao topo da página