Notícias

Rede Escolaí: alunos de Vitória têm oficinas sobre redes sociais

Publicada em 13/09/2019, às 14h25

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Rede Escolaí
Alunos participaram de várias atividades na oficina de mobilização do projeto Rede Escolaí (ampliar)

Oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participaram de oficina de mobilização do Programa Rede Escolaí.

A atividade foi comandada pela "Escola de Notícias", uma empresa de São Paulo que atua com os princípios de um negócio social. Ela oferece serviços nas áreas de comunicação e formação e usa as tecnologias de informação e comunicação para acesso e ampliação de direitos sociais, culturais e econômicos da juventude.

Durante a oficina, os estudantes aprenderam sobre ferramentas das redes sociais e dicas de recursos na fotografia e vídeos.

As Emefs que participaram do encontro foram: Emef Rita de Cássia Oliveira, Emef Irmã Jacinta Soares, Emef Arthur da Costa e Silvae Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal, Emef Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira De Azevedo, Emef Francisco Lacerda de Aguiar, Emef Lenir Borlot e Emef Mauro Braga.

Gincana

Os estudantes de grêmio estudantil e rádio-escola das Emefs desenvolveram, em parceria com os professores, a "Gincana Educativa" e conheceram várias possibilidades de utilização das mídias sociais para mobilizar sua comunidade escolar.

Além disso, foi uma chance de interagir com estudantes de outras escolas da Região Metropolitana que participam do Programa.

Divulgação Seme
Rede Escolaí
Projeto visa reforçar as diretrizes do protagonismo estudantil (ampliar)

Rede Escolaí

A Rede Escolaí desenvolve atividades com escolas de São Paulo e do Espírito Santo. No Estado, trabalha com a Região Metropolitana de Vitória.

A proposta tem por objetivo promover a articulação da comunidade escolar para que ela crie, de maneira colaborativa, soluções para seus desafios, além de reforçar as diretrizes do protagonismo estudantil.

Articulação e pertencimento

"O Escolaí é um programa muito especial porque potencializa algo que é muito importante na escola pública: a articulação e o pertencimento. Cria uma relação de parceria entre escola, aluno, família e comunidade. São programas assim que contribuem cada dia mais na construção de uma escola pública melhor", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Premiação

No final do ano passado, quatro escolas da rede foram premiadas durante o encerramento do Programa Rede Escolaí. Veja abaixo:

Emef Rita de Cassia Oliveira
Categoria Diversidade: maior número e variedade de participantes na Comissão Organizadora. Variedade é entendida por alunos de diversas turmas, professores de diversas disciplinas, familiares, voluntários e funcionários. A escola ganhou passeio coletivo.

Emef Arthur da Costa e Silva
Categoria Família: número de familiares que a Comissão Organizadora ou Grupo de Trabalho conseguiu envolver nas tarefas. A escola ganhou lanche da tarde ou café da manhã.

Emef Prof. Vercenílio da Silva Pascoal
Categoria Criatividade e Inovação: grupo de trabalho que trouxe uma ideia inédita e criativa no esenvolvimento de uma das tarefas. A escola ganhou livros.

Emef Irmã Jacinta Soares
Categoria Falaí: premiada pelo número de alunos de diversas turmas na Comissão Organizadora. A escola vai ganhar uma oficina.


Voltar ao topo da página