Notícias

Quarta (27) tem mutirão de limpeza contra dengue em Consolação

Publicada em 26/03/2024, às 11h30 | Atualizada em 26/03/2024, às 11h33

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Ação de Combate a Dengue em Resistência e Nova Palestina
Ação de Combate a Dengue em Resistência. (ampliar)

Vitória continua intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e promove, nesta quarta-feira (27), mais um mutirão de limpeza e combate à dengue, desta vez no bairro Consolação. A concentração para início do mutirão está marcada para 7h30, em frente a unidade de saúde do bairro.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explica que o município vem tomando todas as medidas para enfrentar a dengue.

"Estamos atuando em três frentes: mobilização social, controle do mosquito e  manejo  clínico da doença. Já treinamos e capacitamos mais de 250 servidores entre  médicos, enfermeiros e técnicos no manejo da dengue. O fumacê e as ações intersetoriais com a Central de Serviços complementam o trabalho fundamental dos agentes de endemias, que mapeiam os focos do mosquito. Porém, é preciso a mobilização de toda a sociedade para evitarmos a dengue. Vitória possui mais de 360 mil imóveis cadastrados, por isso a participação de todos é fundamental. O combate ao mosquito é coletivo, mas depende de ações individuais, precisa da ação de cada um de nós", afirmou Magda.

Marcos Salles
Ação de Combate a Dengue em Resistência e Nova Palestina
Ação de Combate a Dengue em Resistência. (ampliar)

Ações

A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones  para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos.


Voltar ao topo da página