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Projeto "Leitor em ação" integra turmas na Escola Ceciliano Abel de Almeida

Publicada em 30/06/2022, às 14h30 | Atualizada em 30/06/2022, às 14h43

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef CAA
Estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida participam do projeto "Leitor em ação". (ampliar)

O projeto "Leitor em ação" foi pensado a partir da necessidade de estimular a leitura dos estudantes de forma prazerosa e enriquecedora. No 2º ano, em que há uma diversidade no processo de aprendizagem dos estudantes, muitos deles ainda não exercitam a leitura de textos escritos, realizando leitura de imagens. Assim, por meio da leitura diária é possível que eles expressem sentimentos, valores, e ampliem seu universo literário, cultural e cognitivo.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé,  65 estudantes estão envolvidos no "Leitor em ação", sendo as turmas dos 1ºs anos, os ouvintes, e a turma do 2º ano, do turno matutino. A professora Sandra Regina Nitz tem trabalhado com leituras de livros literários realizadas diariamente e, em alguns dias da semana, por colegas de sala de aula. Além de desenvolver atividades com desenho seguido de escrita sobre os livros lidos.

"O prazer pela leitura em especial de obras literárias infantis possibilita aos nossos estudantes uma viagem ao mundo da imaginação, onde ora eles conduzem através da leitura o que os colegas irão imaginar e ora eles serão os ouvintes, irão imaginar e criar de acordo com a história ouvida. Isso faz deles 'contadores de história'", destacou a professora.

Leitores em ação

A educadora contou que os estudantes têm se mostrado curiosos e interessados pelas atividades, gostam de ouvir as histórias, sejam contadas pelos professores ou por colegas, e se mostram disponíveis para serem o próximo "Leitor em ação".

"Essas ações trazem um grande incentivo à leitura para os estudantes do ciclo inicial de aprendizagem. Criando um ambiente leitor na escola e os pais também passam a incentivar mais a leitura em casa. A escola está criando cada vez mais estratégias e ações que favoreçam uma criação de rotinas que estimulem a leitura", ressaltou o diretor da unidade de ensino, Fábio Arthur de Oliveira.

A professora Sandra Regina pontuou ainda que grande parte dos estudantes vivenciam momentos de leitura na escola, e que cabe à unidade de ensino proporcionar momentos favoráveis à leitura, em especial nas séries iniciais para estimular o processo de alfabetização.

"Através do exercício de leitura cotidiana na escola, podemos ofertar o acesso à construção de novos conhecimentos, estímulo à criatividade e à imaginação, ampliar vocabulário, qualificar a escrita. Quanto mais se pratica, a leitura melhor se escreve. A leitura abre uma imensidão de possibilidades para nossos estudantes", completou.

E os pequenos estão aproveitando as atividades. "É muito legal", disse a estudante Catarina Romualdo Capaz, 6 anos. "É divertido", destacou Leonardo Cordeiro dos Anjos, 7 anos. "Queremos mais vezes", afirmou Lucas de Oliveira Rangel, 7 anos.

Como são as atividades

Uma vez por semana, um estudante da sala do 2º ano, previamente selecionado e orientado à escolha do livro e informado à família, realiza uma leitura para as turmas de 1º ano. O estudante leitor também lê para os colegas de sala no momento de biblioteca.

Uma das estratégias utilizadas é a ciranda de livros. Na sala de aula, eles fazem a escolha de livros pré-selecionados e levam para casa, permanecem por uma semana e, em um dia estabelecido, é realizada uma roda, na qual os estudantes contam para colegas de sala sobre o livro lido.

Há ainda o momento de leitura da família, quando as mães, os pais ou responsáveis pelos estudantes são convidados a irem até a escola realizar uma leitura para os estudantes da turma de seu filho.

Esporadicamente, a professora ainda organiza atividades sobre os livros lidos para exposição em sala de aula, pois a ideia não é ler por causa de uma atividade, mas sim pelo prazer da leitura.

Protagonismo

Entre os benefícios das ações para os estudantes, a pedagoga Ana Paula Sarti avalia que eles se tornam protagonistas do processo de alfabetização.

"O projeto faz com que os estudantes que realizam as leituras se sintam importantes, eles demonstram grande prazer na execução da tarefa, enquanto aqueles que ouvem se sentem acolhidos e motivados por verem seus pares assumindo um papel importante no desenvolvimento do gosto pela leitura. Além de promover uma cultura de leitores, ajuda a diminuir a timidez de algumas crianças e promove a socialização das mesmas", afirmou.

O projeto "Leitor em ação" visa a desenvolver o hábito da leitura com entusiasmo e prazer; ou seja, um comportamento leitor nos estudantes, além de favorecer o processo de alfabetização, proporcionar momentos para ler em voz alta com fluência e entonação e ainda permitir que a família vivencie a prática da leitura em casa junto a seus filhos.

Além disso, leva os estudantes a explorar a biblioteca da escola, livros expostos em sala de aula e os que são levados para casa, e ainda incentiva a interpretação oral de textos e o contato com variados gêneros textuais e diferentes autores.


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