Notícias

Projeto envolvendo saúde da pessoa idosa recebe certificado do Prêmio Inoves

Publicada em 17/02/2021, às 17h08 | Atualizada em 19/02/2021, às 14h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
Grupo de idosos
Trabalho traz saúde e bem-estar para idosos da capital (foto tirada antes da pandemia) (ampliar)

Após impactar positivamente na saúde e no bem-estar da terceira idade, o projeto "Grupo de Idosos – Amizade do Romão", recebeu o certificado do Prêmio Inoves de 2020, do qual foi semifinalista.

O grupo é assistido pela unidade de saúde do Forte São João. A dentista, Adriana Drumond de Aguiar, coordenadora do projeto, pensou no grupo como um espaço para socialização e aquisição de conhecimentos na área de saúde ou cultura.

"Os mesmos idosos sempre vinham até a unidade com várias e recorrentes queixas, buscando um atendimento imediato. Depois que implantamos o grupo, vimos que nossos idosos se tornaram mais falantes, desenvolveram vínculos de amizade entre eles, e passaram a se queixar menos", conta Adriana.

Ela ressalta que o trabalho fez muitas atividades voltadas ao bem-estar dos idosos. "As trocas de experiências, as conversas sobre saúde, cultura e direitos da pessoa idosa e as visitas a locais como o Museu Solar Monjardim ou ao Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro (CCTI) foram pensadas para mostrar a esse público que é possível ter qualidade de vida na terceira idade", afirma a coordenadora do grupo.

Vários servidores atuaram no grupo: enfermeiro, educador físico, agentes comunitários de saúde, assistente social, auxiliar e técnica em saúde bucal, assistente administrativo e psicóloga. Todos estão felizes com o resultado do Prêmio Inoves. "Quando recebemos o reconhecimento do Prêmio Inoves, que, mesmo com tantas exigências, nos deu um retorno tão positivo, isso nos motivou muito. É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido", declarou Adriana.

A premiação também foi recebida com alegria entre os parceiros do grupo Amizade do Romão, como o CCTI do Centro. A diretora do Centro de Convivência em 2020, Tarsila Rodrigues, ressalta que esse resultado é fruto da união das redes assistenciais e da saúde em favor desses idosos. "Esse resultado foi muito bacana, pois cada rede conseguiu acompanhar esses idosos e fazê-los criar vínculos com seu bairro", afirma Tarsila.


Voltar ao topo da página