Notícias

Professores e pedagogos do Ensino Fundamental têm formação 'Educar para Vitória'

Publicada em 10/05/2021, às 11h52

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Jansen Lube/PMV
Retorno as aulas ano letivo 2021
Formação "Educar para Vitória" visa qualificar ainda mais as ações pedagógicas de professores e pedagogos (ampliar)

A capacitação e o aprimoramento contínuo dos profissionais da rede municipal de ensino de Vitória fazem parte da política pública de Educação da capital. Por isso, neste mês de maio, tem início mais um processo formativo, desta vez voltado para professores (PEB II) e pedagogos que atuam em turmas de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

É a formação "Educar para Vitória", que tem o intuito de qualificar ainda mais as ações pedagógicas desses profissionais, tendo como meta principal o desenvolvimento do protagonismo e a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

A formação será desenvolvida no formato semipresencial, contemplando encontros e atividades na Sala de Formação do portal AprendeVix e a realização do Seminário de Boas Práticas, totalizando 100 horas de carga horária.

Práticas pedagógicas

De acordo com a Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), as atividades têm como objetivos gerais socializar e aprofundar estudos sobre as Diretrizes Curriculares do Município de Vitória, ressaltando a importância do documento como referência no planejamento das práticas pedagógicas.

Protagonismo

Discutir o planejamento e a importância das ações de intervenção por meio do diagnóstico das turmas, qualificando as atividades de sala de aula a partir do aproveitamento do tempo pedagógico e da efetiva aprendizagem dos estudantes, também faz parte da metodologia, que visa, ainda, proporcionar vivências que estimulem, ressaltem e valorizem o protagonismo do professor e dos estudantes.

As atividades da formação “Educar para Vitória”, que ofertam 20 turmas com 42 vagas cada, começam nesta segunda-feira (10) e se estendem até o mês de novembro.


Voltar ao topo da página